A divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos no Distrito Federal confirma o favoritismo da vice-governadora Celina Leão (PP) na corrida ao Palácio do Buriti e escancara a alta rejeição do ex-governador José Roberto Arruda, que se encontra inelegível, que insiste em tentar retornar à cena política apesar dos impedimentos jurídicos.
O levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pelo Instituto Marca Pesquisa mostra Celina Leão com 39% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre Arruda, que aparece com 19%. Na sequência, surgem Leandro Grass (14%), Paula Belmonte (7%) e Ricardo Cappelli (5%).
Veja o slide abaixo:
Cenário aponta vitória de Celina Leão no 1º turno
A pesquisa também simulou um cenário sem José Roberto Arruda, considerando que as chances de sua candidatura são consideradas remotas.
Nesse contexto, o favoritismo de Celina Leão se amplia, indicando possível vitória já no primeiro turno.
Se as eleições fossem hoje, Celina Leão alcançaria 52% das intenções de voto, percentual suficiente para liquidar a disputa no primeiro turno.
Leandro Grass aparece com 15%, Paula Belmonte com 8% e Ricardo Cappelli com 7%.
Veja o slide abaixo:
Arruda consolida desgaste junto ao eleitorado
Pela quarta vez consecutiva, o nome de José Roberto Arruda surge como o mais rejeitado entre os possíveis candidatos ao Buriti.
O dado reforça o sentimento do eleitor brasiliense que sinaliza que não esqueceu a passagem do ex-governador pelo GDF, marcada por escândalos de corrupção e denúncias de desvio de recursos públicos.
Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Arruda de jeito nenhum, índice que consolida sua rejeição e limita qualquer viabilidade eleitoral.
Veja o slide abaixo:
Metodologia da pesquisa
A pesquisa do Marca Pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 22 de dezembro, por meio de entrevistas telefônicas com 1.150 eleitores do Distrito Federal, com idade a partir de 16 anos.
O levantamento possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Charge: Desenvolvida por IA
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.















