• 13 de maio de 2024

ELEIÇÕES NA CLDF | Iolando evita uma ‘tragédia grega’, abre mão de candidatura e declara apoio a Wellington Luiz

Uma reunião realizada na tarde desta terça (20), entre os deputados distritais do MDB: Iolando, Hermeto e Wellington Luiz, e o presidente da legenda e federal eleito, deputado Rafael Prudente, pôs fim às especulações de bastidores de um possível confronto entre emedebistas na disputa pela presidência da Câmara Legislativa do DF (CLDF). 

Nas redes sociais, Wellington Luiz divulgou uma foto do encontro com os outros emedebistas agradecendo pelo apoio a sua candidatura para comandar a CLDF a partir do dia 1º de janeiro.

Na conversa ficou acertada a desistência do deputado Iolando, que se lançou para o pleito, mas diante da aliança construída pelo seu colega de partido, não lhe restou outra opção a não ser apoiá-lo.

Nos últimos dias, nos bastidores da disputa pelo comando da Casa de Leis do DF, o ti-ti-ti e o disse-me-disse em torno de um possível embate entre Iolando e Wellington foi um dos assuntos mais comentados no meio político.

O confronto entre os dois emedebistas já era dado como certo nos bastidores. Contudo, com a adesão do distrital Iolando à candidatura de Wellington Luiz para a presidência da CLDF, o enfrentamento entre eles caiu por terra.  

Ainda não se sabe qual será o destino dos demais distritais que declararam apoio a Iolando. Aliás, esse grupo de deputados é composto praticamente por governistas, porém as posições adotadas por eles os inserem no rol dos aliados não tão fiéis a Ibaneis.

Diante desse novo cenário, o caminho para a presidência da CLDF está livre para Wellington Luiz. Dificilmente surgirá alguém com cacife e musculatura política para encarar essa disputa contra o emedebista. 

Quem vai acabar se dando mal nessa história são os governistas que estão sendo levados a contracenar uma típica ‘tragédia grega’ que tem como características, assim como nas peças teatrais da Grécia Antiga, apresentar momentos de tensão permanente e que terminam com um final infeliz e trágico para quem escolheu o lado errado. 

Depois de ficar quatro anos fora da CLDF, o policial civil aposentado e ex-presidente da Codhab, Wellington Luiz retornará à Casa sob os holofotes da presidência. 

Foto: Reprodução/Instagram 

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ExpressaoBrasiliense

Instagram: https://www.instagram.com/expressaobrasiliense/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwGF_CFy8FydCs-Z4qZcoWg 

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Diplomação no DF é marcada por vaias e aplausos para Michelle Bolsonaro e ausência de Ibaneis Rocha que testou positivo para Covid

Read Next

VIA ESTRUTURAL | Começam as obras para trocar o asfalto de uma das pistas e trânsito é alterado