• 16 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2020 | PSDB oficializa candidatura de Bruno Covas e PT anuncia Jilmar Tatto na corrida pela prefeitura de SP

A disputa para a Prefeitura Municipal de São Paulo nas eleições deste ano promete ser o medidor de temperatura para 2022. O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi oficializado candidato à reeleição no sábado (12) em uma convenção virtual formatada para exaltar a ampla aliança partidária em torno do tucano. Além do PSDB, fecharam com o tucano as seguintes siglas: DEM, Podemos, MDB, PSC, Progressistas, PL, PROS, Cidadania e PV. Já o PT, oficializou a candidatura de Jilmar Tatto, ex-secretário municipal de Transportes.

Enquanto o PSDB formou uma grande coalizão, o PT virá bater chapa sozinho. Para os aliados do tucano, Covas pode representar o início da construção de um projeto que visa tirar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do Palácio do Planalto em 2022.

APOIO DOS CACIQUES – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em sua fala que a eleição municipal “é uma prévia do que pode acontecer no futuro” e que é preciso “aproveitar a campanha para dar a sensação que (o Brasil) pode ter um rumo”. Apontado pelo PSDB como potencial pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022, o governador de São Paulo, João Doria, fez um discurso incisivo contra Bolsonaro.

“Os verdadeiros patriotas não são só aqueles que vestem uma camisa verde amarela para seguir às cegas lideranças que não conduzirão o Brasil para um patamar de igualdade, justiça e fraternidade. A nossa camisa verde a amarela defende a democracia, a diversidade e a compaixão”, afirmou Doria.

ESTRELA APAGADA – Diferentemente de seus adversários, que optaram por dar um tom nacional aos lançamentos de suas pré-candidaturas, Tatto não mencionou o presidente Jair Bolsonaro em seu discurso. Coube ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou um vídeo, nacionalizar o evento. Segundo o ex-presidente,  a “reconstrução” do Brasil a partir das cidades é o mote nacional das campanhas do PT nestas eleições municipais. Lula deve repetir o bordão em programas dos 85 candidatos petistas lançados em cidades onde o segundo turno é previsto.

Da Redação com informações da Agência Estadão Conteúdo

Expressão Brasiliense

Read Previous

CLÁSSICO NO BRASILEIRÃO | Santos e São Paulo empatam em 2 a 2 na Vila Belmiro

Read Next

O MUNDO AZUL DE SAMUEL | Para superar o preconceito, Nyedja Gennari lança livro sobre TEA (autismo) na próxima terça (15)