• 25 de setembro de 2020

O MUNDO AZUL DE SAMUEL | Para superar o preconceito, Nyedja Gennari lança livro sobre TEA (autismo) na próxima terça (15)

Conhecida por ser uma mulher guerreira, batalhadora e encantadora, a professora, contadora de história, radialista e escritora, Nyedja Gennari lança o livro “O Mundo Azul de Samuel”, na próxima terça-feira (15), às 18h, no Cine Drive-in, do Autódromo de Brasília. O livro, que foi ilustrado por Romont Willy, é o segundo escrito por Nyedja.

A inspiração para escrever o livro surgiu a partir do contato que a professora Nyedja Gennari teve em 2007 com o Samuel, personagem principal do livro. Desde esse momento, Nyedja passou a querer entender melhor sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente chamado de autismo.

“Foi a nossa viagem juntos que fez nascer esse livro, que é fruto do amor e respeito a todos os pequenos e grandes autistas que cruzaram meu caminho, nesses 26 anos de profissão”, afirma a professora.

No evento de lançamento do livro, o público será recebido pelos personagens performáticos da Poesers e terá um show da banda Good Time, formada por autistas. Haverá também a exibição de um filme na supertela do Drive-in. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O Expressão Brasiliense entrevistou a professora e escritora Nyedja Gennari sobre o lançamento do livro. Confira abaixo:

Expressão Brasiliense – Como surgiu a ideia do livro O mundo azul de Samuel?

Nyedja Gennari: No ano de 2007, meu cometa se encontrou com o do Samuel. Conhecê-lo foi um grande presente e aprendizado. Desde então, resolvi aprender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. A nossa viagem juntos fez nascer esse livro: fruto do amor e respeito a todos os pequenos e grandes autistas que cruzaram meu caminho nesses 26 anos de profissão.

EB – O preconceito contra as pessoas com TEA ainda é grande na nossa sociedade?

NG: Sim. Muitos julgam, apontam o dedo e veem o autismo como falta de educação.

EB – Lançar um livro num Drive-in é um ato que foge dos padrões para o mercado da literatura. Qual a sua expectativa para o lançamento?

NG: Minha expectativa é tocar, abrir e balançar o coração dos leitores para as particularidades e delicadezas dos mundos individuais de pessoas com TEA, revelando que no planeta da empatia pode estar a chave para o respeito e a superação de preconceitos.

EB – Deixe uma mensagem para os seguidores e leitores do Expressão Brasiliense?

NG: O mundo dos livros, da leitura e das histórias são o meu pulsar. É nisso que acredito. Sou a favor do porte de livros. Só a leitura abre mentes.

Serviço

Lançamento do livro “O Mundo Azul de Samuel”, por Nyedja Gennari e ilustrado por Romont Willy   

Dia: 15 de setembro de 2020 (terça-feira), às 18h.

Local: Cine Drive-In, Autódromo de Brasília.

Classificação: livre

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Por José Fernando Vilela

0 Reviews

Write a Review

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

ELEIÇÕES 2020 | PSDB oficializa candidatura de Bruno Covas e PT anuncia Jilmar Tatto na corrida pela prefeitura de SP

Read Next

“ESTOU TRABALHANDO PARA ISSO” | Mourão afirma que quer ser vice de Bolsonaro em 2022