• 25 de abril de 2024

DEU DÓRIA | Governador de São Paulo vence prévias do PSDB e vai ser o pré-candidato da legenda à Presidência da República em 2022

O PSDB enfim conseguiu concluir, neste sábado (27), as prévias para a escolha do pré-candidato do PSDB à Presidência da República em 2022. Após uma semana de impasse, os tucanos escolheram o governador de São Paulo, João Doria, que venceu Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, obtendo 53,99% dos votos contra 44,66%. O ex-senador Arthur Virgílio Neto teve 1,35%.

De acordo com a legenda, 30 mil filiados participaram das prévias que foi realizada de forma presencial e virtual. O resultado foi anunciado na noite deste sábado pelo presidente nacional do PSDB, o ex-deputado Bruno Araújo.

Ao contrário da primeira votação, o aplicativo utilizado para registrar os votos funcionou e não houve reclamações por parte dos filiados. Bruno Araújo disse que houve 26 mil tentativas de invasão ao sistema.

Logo após a divulgação do resultado, os tucanos lançaram a candidatura de João Doria para o Planalto no próximo ano. O PSDB deve agora partir para unir os líderes dos partidos. O embate entre Doria e Eduardo Leite foi bem intenso. Os dois fizeram declarações de apoio e prometeram estar juntos.

Já o ex-senador Arthur Virgílio reclamou que era necessário o partido emparedar os tucanos bolsonaristas para que se decidam de uma vez por todas de que lado estão. Virgílio criticou que muitos parlamentares estão votando contra a orientação do partido e que isso enfraquece o PSDB.

Os tucanos estão em busca de resgatar o protagonismo político que a sigla exerceu por muitos anos até a eleição presidencial de 2014. De 2018 para cá, sem força política, a barca tucana vem naufragando.

Foto: Reprodução/Instagram

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

PARA PROTEGER CÓRREGO | Mil mudas de espécies do Cerrado serão plantadas neste domingo (28) em Águas Claras

Read Next

É TRICAMPEÃO! | Palmeiras vence o Flamengo na prorrogação e levanta a taça da Libertadores 2021