• 17 de maio de 2024

CPI DA CLDF | Distritais entram em acordo e escolhem Chico Vigilante (PT) para a presidência e Hermeto (MDB) fica com a relatoria

Depois de muita discussão e debate, os deputados distritais que vão integrar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF) que vai investigar os atos antidemocráticos dos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano definiram os nomes para ocupar os postos chaves da comissão.

Por unanimidade, os sete deputados da CPI escolheram o veterano Chico Vigilante, do PT, para a presidência e a deputada Jaqueline Silva, sem partido, ficou com a vice-presidência. 

Assim que foi declarado eleito presidente, Chico Vigilante indicou o distrital Hermeto, do MDB, para ser o relator da CPI.

“Foram momentos tensos e de muitos debates”, observou o presidente da comissão ao se manifestar pela primeira vez. 

Chico ainda elogiou a atuação do deputado Wellington Luiz, do MDB, na condução dos trabalhos até chegar ao acordo desta tarde.

Chico Vigilante afirmou que “esta CPI não vai acabar em pizza porque não somos pizzaiolo”. 

Ao ser questionado sobre uma possível convocação de autoridades federais, Vigilante já avisou: “Quem quiser investigar ministro, que faça uma CPI lá no Congresso Nacional. Aqui, nós vamos investigar no âmbito do Distrito Federal”.

Nos bastidores, até momentos antes dos distritais chegarem a um consenso, o PT havia anunciado que iria se retirar da comissão por não concordar que parlamentares governistas ocupassem os cargos principais da comissão. Como os petistas foram contemplados, eles resolveram ficar.

Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

#VOLTAIBANEIS | Bancada do DF divulga nota enviada ao ministro Alexandre de Moraes pedindo o retorno do emedebista ao GDF

Read Next

MUNDIAL DE CLUBES | Flamengo perde para o Al Hilal e fracassa mais uma vez na competição da Fifa