O grupo do governador Ibaneis Rocha e da vice Celina Leão deu mais um passo importante na construção da aliança para as eleições de 2026. Na noite de terça-feira (16), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, se filiou ao Republicanos, partido da base governista, e já foi anunciado por Ibaneis como o escolhido para ser o vice da “Leoa” no ano que vem.
Apontado como um dos braços fortes do governo Ibaneis, Gustavo Rocha é conhecido por sua influência no meio jurídico e por transitar bem nos bastidores da política brasiliense.
Com trajetória de peso, Gustavo foi ministro dos Direitos Humanos de Michel Temer, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e já comandou as Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Pessoa com Deficiência do DF antes de assumir a Casa Civil.
A chegada de Gustavo Rocha ao Republicanos é fruto de articulação direta de Ibaneis e Celina. Sua filiação já era dada como certa, mas até ser efetivada houve embates internos que culminaram inclusive na queda do ex-dirigente da sigla, Wanderley Tavares, que tentou atrapalhar as negociações.
Durante o processo, Wanderley chegou a cooptar o deputado federal Fred Linhares, que anunciou pré-candidatura ao GDF. No entanto, ao perceber que estava sendo usado pelo ex-presidente do partido e que poderia sair prejudicado no campo profissional, Fred recuou e buscou reaproximação com Ibaneis e Celina.
Superada a turbulência, o Republicanos reafirmou o compromisso com o grupo que comanda o Buriti: apoiar a reeleição de Celina ao GDF e a candidatura de Ibaneis ao Senado.
O partido já vinha sinalizando interesse em estar na composição da chapa majoritária, mas a falta de nomes de confiança de Ibaneis e Celina abriu caminho para a filiação de Gustavo Rocha.
O mais novo republicano chega com a missão de manter firme o elo da agremiação com o grupo Ibaneis-Celina. Embora Ibaneis já tenha anunciado que Gustavo será o vice da “Leoa”, a confirmação oficial deve ocorrer apenas em 2026.
Com o acerto, cresce a expectativa de que o Republicanos amplie seus espaços dentro do GDF.
Recentemente, Fred Linhares indicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o ex-deputado federal Gilvan Máximo, que perdeu o mandato no tapetão para o pior governador que Brasília já teve, Rodrigo Rollemberg, foi nomeado para comandar a recém-criada Secretaria do Consumidor.
Nominata para distrital ganha reforço
Além da chegada de Gustavo Rocha, o Republicanos também filiou a distrital Doutora Jane, que deixou o MDB com anuência do presidente da legenda, deputado Wellington Luiz. Agora, a delegada aposentada da PCDF se junta a Martins Machado e reforça a bancada republicana na CLDF, que passa a contar com dois deputados.
Durante a solenidade, os ex-distritais Bispo Renato Andrade, atual administrador de Taguatinga, e Delegado Fernando Fernandes também assinaram ficha de filiação ao Republicanos. Ambos já avisaram que vão disputar uma vaga na CLDF em 2026.
Aliança deve avançar
Com a paz voltando a reinar no Republicanos, Ibaneis e Celina devem concentrar esforços em abrir diálogo com outras legendas de direita para fortalecer ainda mais o projeto eleitoral do grupo.
PL, PSD e outras siglas estão no radar da dupla. Atualmente, a aliança partidária para 2026 já conta com MDB, PP, União Brasil, PSDB, Podemos e agora o Republicanos. As tratativas seguem a todo vapor nos bastidores.
Foto: Reprodução/Instagram
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.