Correndo para o seu quinto ano de existência, a Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política do DF e Entorno – ABBP, realiza no próximo mês a eleição para a sua nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Também elegerá pela primeira vez o presidente do Conselho de Fundadores. O jornalista Toni Duarte, editor do Radar-DF, será aclamado como presidente pelos associados para comandar a ABBP nos próximos dois anos.
A eleição da ABBP para a diretoria do próximo biênio terá chapa única. Na última sexta-feira (18), jornalistas blogueiros se reuniram para montar a “Chapa Professor Chico” que será apresentada na assembleia geral convocada para este sábado (26).
Na ordem do dia também está a criação da comissão eleitoral e inscrição da chapa. Na ocasião será discutido com os associados um plano de trabalho que será colocado em prática pela próxima diretoria executiva.
Os sócios poderão apresentar sugestões para melhorar o conjunto de propostas. A eleição ocorrerá no dia 02 de fevereiro e a posse no dia 15. Somente associados com suas obrigações financeiras em dia terão direito a voto.
O nome da chapa é uma homenagem dos blogueiros ao professor de jornalismo e cientista político Francisco de Paula Lima Junior, um dos fundadores da organização que veio a falecer no exercício do seu mandato.
Para o atual presidente da ABBP, jornalista e blogueiro Sandro Gianelli, a realização da eleição com chapa única, embora seja permitido o instituto da reeleição, é uma demonstração de unidade entre os associados como forma de permitir, nos primeiros dez anos, a consolidação do processo de maturação da Entidade.
O jornalista e blogueiro Toni Duarte é um dos fundadores da entidade e é o atual secretário-geral da ABBP. O nome foi escolhido por consenso da maioria dos sócios.
Para Toni Duarte, a próxima gestão terá um grande desafio de fortalecer institucionalmente a associação, valorizar seus associados, estabelecendo parcerias e qualificar os blogueiros em relação a cobertura e prática jornalística do ponto de vista ético.
Ele disse que o surgimento da ABBP, criada a quatro anos, fez com que a blogosfera política brasiliense se fortalecesse e que os blogues jornalísticos foram elementos influenciadores nas eleições de 2018 capazes de chamar atenção do mundo político local que antes focava apenas a chamada mídia tradicional.
“Hoje, as novas mídias têm sido uma crescente fonte de informação que gera atenção no meio virtual e acaba pautando os meios de comunicação tradicional. Por isso os blogues de política de Brasília se tornaram importante ferramentas de comunicação que começam a ocupar um espaço que era apenas permitido a velha e manjada imprensa”, afirmou o jornalista.
Ele disse ainda que a ABBP surgiu para fortalecer a credibilidade da blogosfera politica brasiliense; fazer com que os blogueiros tenham um olhar mais apurado de tudo que noticiam e de combate às fake news.
CHAPA PROFESSOR CHICO
Presidente: Toni Duarte – Radar DF
Vice-presidente: Ricardo Callado – Blog do Callado
Secretário-Geral: Poliglota – Blog do Poliglota
Tesoureiro: Aderivaldo Cardoso – Blog Policiamento Inteligente
Relações Públicas: Ana Paula – Blog Ana Capital
Relações Institucionais: Hamilton Silva – Blog do Hamilton Silva
Comunicação e Marketing: José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense
Conselho Fiscal:
Presidente: Rodrigo Merccucio – Blog do Mercuccio
Conselheiro: Ricardo Lima – Blog Bombeiros DF
Conselheiro: Idovan Araújo – Rádio Federal
Suplente: Claudio Ulhoa – Blog do Ulhoa
Suplente: Sérgio Loros – Informando e Detonando
Conselho Consultivo/Ética
Presidente: Josiel – Tudo Ok Notícias
Conselheiro: Paulo Melo – Blog do Paulo Melo
Conselheiro: Guilherme Pontes – Blog do Guilherme Pontes
Conselho de Fundadores:
Presidente: Fred Lima – Blog do Fred Lima
Conselheiro: Toni Duarte
Conselheiro: Sandro Gianelli
Conselheira: Ana Paula
Conselheiro: Marc Arnoldi
Conselheiro: Guilherme Pontes
Conselheiro: Rodrigo Merccucio
Conselheiro: Artur Benevides
Conselheiro: Idovan Araújo
Conselheiro: Danúbio Martins
Matéria do Radar/DF
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal