• 27 de abril de 2024

APÓS 10 HORAS DE SABATINA NA CCJ | Senado aprova indicação de Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet para a PGR

O plenário do Senado Federal aprovou as nomeações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quarta (13). Dino recebeu 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções, além de uma ausência. Para Gonet, foram 65 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção.

As sabatinas começaram às 9h30 da manhã e se estenderam por mais de 10 horas, com a participação de 32 senadores. Já no plenários, cada nome precisava receber pelo menos 41 votos favoráveis para ser aprovado.

Durante os debates, a oposição se concentrou na carreira política de Flávio Dino, criticando a sua atuação partidária e o seu trabalho no Ministério da Justiça. Dino garantiu que seu trabalho como ministro do STF não terá viés político e defendeu a presunção de constitucionalidade das decisões do Congresso. Mas disse também que não terá “preconceito” de dialogar com a classe política.

Em relação a Paulo Gonet, os senadores quiseram antecipar sua posição à frente do Ministério Público em temas como a liberdade de expressão, a imunidade parlamentar e a garantia de políticas públicas como o sistema de cotas e a demarcação de terras indígenas. Gonet evitou opiniões pessoais e defendeu o equilíbrio nas ações do Ministério Público, com respeito aos limites legais e às decisões do STF.

Os questionamentos aos nomeados foram dominados pela oposição. Atendendo a pedido do líder Jaques Wagner (PT-BA), a base do governo preferiu retirar as suas inscrições ou fazer intervenções sem perguntas, para agilizar a sabatina.

(Agência Senado)

Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

ROLÊ CONSCIENTE | Intervenções educativas em bares e restaurantes abordam riscos de beber e dirigir

Read Next

INNOVA SUMMIT 2024 | Novidades da conferência serão anunciadas durante a premiação Brasil Startups Awards nesta quinta (14)