• 29 de abril de 2024

A PEDIDO DO DEPUTADO PEPA | CLDF aprova a criação de uma comissão permanente de agricultura e abastecimento para fortalecer o setor

O Distrito Federal, com cerca de 70% de sua área dedicada à atividade rural, demonstra claramente sua vocação agrícola. Com mais de 156 mil hectares de terras produtivas, esta região é um celeiro de grãos, hortaliças, frutas e observa um crescimento constante na criação de aves, suínos e peixes. No entanto, até recentemente, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) não possuía uma comissão permanente dedicada ao tema.

O deputado distrital Pepa (PP) tomou a iniciativa de apresentar um projeto de resolução (PR) com o objetivo de criar uma comissão permanente voltada para agricultura e abastecimento, visando fortalecer esse setor crucial. “Na CLDF, existem comissões para uma variedade de temas, mas a agricultura e o campo não tinham um espaço dedicado até agora. É fundamental discutir todos os aspectos relacionados à agricultura e oferecer apoio aos nossos valorosos produtores rurais”, explicou o parlamentar. A criação da comissão foi aprovada em dois turnos, nesta terça-feira (17).

Fernando Ribeiro, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF, enfatizou que o Distrito Federal possui uma agricultura pujante, que serve como referência em tecnologia agrícola para o restante do Brasil. Ele também expressou confiança de que essa iniciativa será um catalisador para discussões que impulsionarão ainda mais a produção agrícola na região.

O Distrito Federal se destaca não apenas pela produtividade, mas também pela eficiente utilização do espaço, uma vez que sua área rural é menor do que a de muitos outros estados brasileiros. Grande parte desse desempenho positivo é atribuída aos pequenos produtores, que respondem por 70% da produção. Pepa enfatizou os desafios enfrentados por esses agricultores, incluindo questões de segurança nas propriedades, expansão dos canais de comercialização e acesso simplificado a crédito e incentivos.

Em um ranking técnico do Ministério da Agricultura, Brasília figurou em 44º lugar entre os 50 municípios com maior valor de produção agrícola do país, destacando-se por sua significativa contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) local, um feito notável considerando os 5.570 municípios no Brasil.

“Agora vamos dar a prioridade necessária para os temas relacionados à agricultura”, afirma Pepa. Esta iniciativa de criar uma comissão permanente de agricultura na CLDF é um passo crucial para fortalecer e apoiar ainda mais o setor agrícola no Distrito Federal, que desempenha um papel fundamental na economia regional e nacional.

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Semana começa com 524 vagas de empregos com oportunidades para o DF e Entorno

Read Next

CPMI DO 8 DE JANEIRO | Apenas mais uma para inglês ver e acabar em pizza como as outras