• 26 de abril de 2024

1º turno da reforma da Previdência deve ser votada hoje na Câmara

A discussão sobre a reforma da previdência entrou pela madrugada nesta quarta-feira (10). O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/ RJ), marcou para às 9h a retomada dos trabalhos e o presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá acompanhar a votação. O governo tem pressa para iniciar as mudanças nas regras previdenciárias.

Jair Bolsonaro tenta mostrar força dentro do Congresso Nacional com seu pelotão (PSL e DEM) e com o apoio dos partidos considerados de Centro. A base já com contabiliza 340 votos, 32 a mais do que o necessário. A meta final é que até sábado, conforme revelado por Rodrigo Maia, a pauta esteja limpa para que na próxima semana, os parlamentares entrem de férias ao votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

https://cvc.central.marketing/home/lp/templates/lpflex3.php?lp=168&leads=388&loja=341
Publicidade

Votando o 1º turno nesta quarta-feira, a barganha dos pedidos de liberação de emendas parlamentares para aprovar a matéria cessam e o governo segue em frente. A reforma da previdência, segundo especialistas, se faz necessária diante ao assalto feito aos cofres públicos nas últimas gestões. 

O jogo está sendo jogado e pelo visto, Jair Bolsonaro está usando de um instrumento que agrada em muito os parlamentares, a liberação de emendas. Partidos como Podemos, PL, PSD e PP estão no chamado top 10 das emendas. Uma das regras básicas do direito administrativo diz que no setor público só é permitido fazer o que a lei permite. Enquanto à Constituição brasileira permitir que os parlamentares opinem sobre os recursos dos orçamentos públicos, já que a regra vale para a União, estados, municípios e o DF, a tal da barganha continuará reinando. 

Expressão Brasiliense

Read Previous

Ministros com mandato são exonerados para votar reforma da Previdência

Read Next

Ibaneis anuncia obras de revitalização da Rodoviária do Plano Piloto