MERCADO DE TRABALHO | Profissões da tecnologia devem estar em alta em 2020

Maior rede social corporativa, o LinkedIn divulgou sua lista profissões emergentes para este ano com os 15 cargos, em ascensão, no mercado brasileiro. E para chegar a essas categorias, o levantamento usou como base da análise os dados de seu usuários que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral, no Brasil, nos últimos cinco anos.

Além da lista, o LinkedIn destaca em seu relatório quais são as habilidades mais procuradas e os setores que mais contratam. “Dessa maneira, esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou ainda, no início da carreira”, afirma Milton Beck, o diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

Analisando os três setores da economia que mais devem contratar este ano, se destacam as empresas ligadas ao universo da internet e dos serviços e facilidades ao cliente. Como esperado, as profissões relacionadas à Tecnologia da Informação lideram entre os destaques das tendências. São nove das 15 categorias, em ascensão, ligadas à área. Nessa história, o cargo de gestor de mídias sociais deve viver um aumento anual de 122%, segundo o LinkedIn.

Embora as profissões que dependam obrigatoriamente de computadores e aparelhos eletrônicos sejam maioria entre as Profissões Emergentes de 2020, há também espaço para um crescente número de categorias profissionais que requerem a habilidade de interagir com pessoas, como os representantes de vendas.

Entre as atividades ligadas ao setor de serviços com crescimento, estão os aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99, e os de compras e entregas, como o Rappi – o que aponta para uma crescente desregulamentação do trabalho.

Confira a lista completa e as habilidades necessárias:

  1. Gestor de mídias sociais: entre os conhecimentos primordiais para esta categoria, devem estar o marketing digital, as redes sociais, o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator e o tradicional marketing. Já a publicidade e marketing, a mídia online e a internet são os três segmentos que mais buscam por este profissional.
  2. Engenheiro de cibersegurança: este profissional deve conhecer ferramentas, como Docker Products, Ansible, DevOps, Amazon Web Services (AWS) e Kubernetes. Já entre os três segmentos que mais buscam a profissão, estão a tecnologia da informação e serviços, software de computadores e serviços financeiros.
  3. Representante de vendas: interessados em se desenvolverem nessa categoria, devem ter conhecimentos sobre Outbound Marketing, inbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção. E os três segmentos que mais buscam a profissão são softwares de computadores, tecnologia da Informação e serviços, além da internet.
  4. Especialista em sucesso do cliente: este profissional deve ter cinco conhecimentos primordiais que são Inbound marketing, auxiliar no sucesso do cliente, relações com o cliente, marketing digital e experiência do cliente. Já as áreas que mais buscam por profissionais nesta categoria são: tecnologia da informação e serviços; software de computadores; internet.
  5. Cientista de dados: o profissional deve ter conhecimentos em Machine Learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados. E os três segmentos que mais buscam por esta profissão são: tecnologia da Informação e serviços; bancos; softwares de computadores.
  6. Engenheiro de dados: os conhecimentos primordiais, para esta categoria, devem ser Apache Spark, Apache Hadoop, habilidades com grandes bancos de dados, Apache Hive e a linguagem de programação Python. Já entre os três segmentos que mais buscam por esta profissão estão: tecnologia da Informação e serviços; bancos; serviços financeiros.
  7. Especialista em Inteligência Artificial: os cinco conhecimentos primordiais para a categoria devem ser Machine learning, deep learning, linguagem de programação Python, ciência de dados e Inteligência Artificial (IA). Já os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; instituições de ensino superior.
  8. Desenvolvedor em JavaScript: para ser um profissional nesta categoria, será necessário ter conhecimentos em React.js, Node.js, AngularJS, Git e MongoDB. Por usa vez, os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.
  9. Investidor Day Trader: entre os conhecimentos primordiais para esta categoria, estão bolsa de valores, Technical Analysis, investimentos, mercado de capitais e o investimento de curto prazo Trading. Já os três principais segmentos para a profissão são: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.
  10. Motorista: quem procura uma colocação nesta categoria, deve investir em serviço ao cliente, Microsoft Word e Excel, liderança e vendas. Este profissional pode buscar vagas nos segmentos de Internet, transportes terrestres e ferroviários, além de serviços e facilidades ao cliente.
  11. Consultor de investimentos: este profissional deve ser um profundo conhecimento sobre investimentos, mercado de capitais e financeiro, renda fixa e análise financeira. Já os três segmentos que mais buscam a profissão são: serviços financeiros; mercado de capitais; bancos.
  12. Assistente de mídias sociais: os conhecimentos primordiais para esta categoria devem ser redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop, Instagram e publicidade. Por isso, os segmentos que mais buscam esta profissão são: publicidade e marketing; internet; tecnologia da informação e serviços.
  13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce: os cinco conhecimentos primordiais para este profissional devem ser linguagem de programação Apex e Visualforce, além de recursos, desenvolvimento e administração do Salesforce. Por sua vez, os três segmentos que mais buscam esta profissão são: softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; consultoria em gestão.
  14. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação: este profissional deve saber sobre recrutamento em TI e ter experiência com entrevistas, além de pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento. As áreas de tecnologia da Informação e serviços, além de recrutamento e Recursos Humanos, são as que mais buscam esta categoria.
  15. Coach de metodologia Agile: entre os conhecimentos primordiais para esta categoria, estão Kanban, metodologia e gestão de projetos Agile, Scrum e habilidade para os negócios. E os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores; internet.

(CanalTech)

expressaobrasiliense

Read Previous

O FINO DA POLÍTICA | Os bastidores da política brasileira

Read Next

FUNDEB | Governo Federal vai enviar proposta ao Congresso com novas regras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.