• 22 de novembro de 2024

TRABALHO EM CONJUNTO | Hospitais privados discutem formas de combate à dengue

Mais de 20 representantes dos hospitais da rede privada de saúde participaram, nesta sexta-feira (13), de uma reunião para discutir o cenário epidemiológico do DF. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES) visa discutir o manejo clínico de pacientes e sensibilizar a rede privada para uma melhor notificação dos casos de dengue.

“Convocamos todos os hospitais da rede privada para que possamos trabalhar em conjunto no combate às arboviroses”, explica o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares. “Verificamos que o índice de mortalidade não aumentou só na rede pública; há um número elevado de pacientes da rede privada que chegaram ao óbito. Estamos fazendo um trabalho de conscientização e de atualização.”

Temas discutidos

Durante a reunião, ganhou destaque a abordagem sobre o manejo clínico de pacientes com doenças associadas, como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Outros temas de relevo apresentados para discussão foram o foco no atendimento aos idosos e a importância de incorporar recursos humanos para notificação, investigação e busca ativa de casos.

Os representantes dos hospitais da rede privada também discutiram o atual cenário epidemiológico, receberam sugestões para promover um atendimento diferenciado aos pacientes com maior chance de evolução para óbito e trataram das ações destinadas à integração dos trabalhos e do enfrentamento da dengue.

“Discutir vigilância epidemiológica é de vital importância para as instituições, tanto públicas quanto privadas, pois conseguimos criar planos de ações para melhor atender à população em momentos de epidemia”, ressalta o coordenador médico da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Hospital Santa Helena, Felippe Sakr Torres.

(Agência Saúde DF)

Read Previous

FIM DE ANO | Restaurante Oliver apresenta Réveillon 2020

Read Next

TRANSPORTE PÚBLICO | Férias mudam horários de circulação de ônibus