• 6 de dezembro de 2021

REFORÇO NO ATENDIMENTO | Ibaneis entrega UPA do Riacho Fundo II e amplia serviços de saúde para a população da região

Na manhã desta quinta (18), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, esteve no Riacho Fundo II para entregar à população a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O GDF investiu R$ 6,5 milhões para construir a unidade de saúde que será administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) e vai funcionar 24 horas.

Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, a nova UPA tem capacidade para realizar 4,5 mil atendimentos por mês. Ele ainda ressaltou que a unidade vai ajudar a diminuir a carga sobre os hospitais, pois vai oferecer os serviços de urgência e emergência aos usuários que buscarem atendimento na UPA.

Leia também  LEI SECA | Detran-DF realiza ações educativas e fiscalização com a reabertura de bares e restaurantes

“Uma UPA que atende urgência e emergência ajuda a desafogar os hospitais, e ela chega com a farmácia abastecida, equipamentos e profissionais. A cobertura de atendimento no território se aproxima dos 90%”, comemorou o general Pafiadache.

Apesar de não ser uma obrigatoriedade, a unidade foi equipada para realizar exames laboratoriais de urgência, eletrocardiografia e raio-X.

Para o governador Ibaneis, já passava da hora da população do Riacho Fundo II dispor de um equipamento público de saúde que oferecesse atendimento 24 horas.

Leia também  FORÇA-TAREFA | Mais de 700 homens vão participar da ação de combate à dengue no próximo sábado (1º/2)

“Quando decidimos construir mais sete UPAs no DF, nós fomos buscar exatamente aqueles locais aonde havia dificuldade no atendimento. Serão 4,5 mil pessoas que deixarão de sair de suas casas e ficar andando em outras cidades em busca de atendimento”, afirmou Ibaneis Rocha.

Sobre a UPA

Para que a UPA do Riacho Fundo II funcione 24 horas, o IGES-DF contratou 146 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros colaboradores.

Leia também  REDUÇÃO DA FILA | Governo Ibaneis investe na construção de creches e aumenta vagas para atender as famílias

A UPA conta com dois leitos de atendimento crítico emergencial na sala vermelha; seis leitos de observação e um leito de isolamento na sala amarela; dez poltronas de medicação/inalação e reidratação na sala verde; e três consultórios, além de sala para classificação de risco.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia implantou o projeto Wi-Fi Social para que os usuários e trabalhadores da UPA possam ter acesso à internet.

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

SHOW DE LANÇAMENTO | Letícia Fialho apresenta seu novo EP ‘Carta de Fogo’ com gravações feitas durante a quarentena

Read Next

CAIU NO GOSTO DA GALERA | Bikes compartilhadas vão ganhar mais 11 estações e amplia a capacidade de atendimento à população