• 18 de julho de 2024

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE | Hemocentro promove coleta externa no Parque da Cidade nesta sexta (14) para celebrar a data

A coleta externa de sangue em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, será realizada no estacionamento 13 do Parque da Cidade, em frente à administração do parque, de 9h às 16h. Inicialmente, o evento estava marcado para o Palácio do Buriti.

As vagas para doação de sangue já estão disponíveis no site Agenda DF.

A coleta externa faz parte da campanha “Mulheres no Poder Doando Sangue e Salvando Vidas 2024”, da vice-governadoria do Distrito Federal.

DOE SANGUE

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 (opção 2),  porém é possível realizar encaixes dependendo da disponibilidade de vagas no dia.

(FHB)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

 

Expressão Brasiliense

Read Previous

PROTEÇÃO SOCIAL | Ação integrada do GDF promove acolhimento de pessoas em situação de rua

Read Next

EXPANSÃO NACIONAL | BRB chega ao Tocantins com a inauguração de três agências