O PIONEIRO DA CAPITAL FEDERAL | Rotary Club de Brasília celebra 67 anos de dedicação ao próximo

A chama acesa pelos 33 fundadores do primeiro clube de Rotary da então futura capital do Brasil, em 1958, jamais se apagará. Na noite de quinta-feira (8), o Rotary Club de Brasília – O Pioneiro – promoveu uma grande sessão festiva para celebrar os 67 anos de serviços prestados à comunidade.

O salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília foi completamente tomado por rotarianos, homenageados e convidados, todos reunidos para exaltar a trajetória histórica do clube.

O presidente do Rotary Club de Brasília, o jornalista Toni Duarte, acompanhado de sua esposa, Maria José, organizou uma belíssima celebração que, além de comemorar a fundação do clube pioneiro da capital federal, teve como propósito dar às boas-vindas a novos associados e prestar homenagens a personalidades rotárias e empresariais.

Em seu discurso, Toni Duarte destacou o legado iniciado em 1958 pelos fundadores do Rotary Club de Brasília. “Este clube carrega o DNA dos 33 abnegados que se propuseram a ajudar o próximo em meio à construção de Brasília. A história da instalação da nossa capital federal na Região Central do País também passa por este clube”, ressaltou o dirigente.

Homenagens aos clubes afilhados

Por ser o primeiro clube da nova capital, o Rotary Club de Brasília é padrinho de diversos outros que surgiram à medida que a cidade crescia. Durante a sessão festiva dos 67 anos, os clubes afilhados Brasília Norte, Brasília Lago Norte e Brasília Leste foram homenageados com a Medalha do Mérito Ernesto Silva – a mais alta honraria concedida pelo clube, que leva o nome do precursor do rotarismo no Distrito Federal.

Além dos clubes afilhados, o presidente da Confederação Assespro, Christian Tadeu, também foi agraciado com a comenda rotária do RC Brasília – O Pioneiro.

Novos associados

Durante a celebração, novos associados foram oficialmente integrados ao clube, fruto do trabalho de mobilização e captação de lideranças realizado pelo presidente Toni Duarte.

O resgate do RC Brasília

Desde que assumiu a presidência do clube, também conhecido como “O Pioneiro”, em 2023, o jornalista Toni Duarte tem conseguido atrair novos membros para colaborar com os projetos e ações da instituição. Entre as iniciativas mais recentes, destaca-se o envio de mais de 12 toneladas de alimentos, roupas e materiais doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, além da realização da festa do Dia das Crianças em São Sebastião.

Com os novos rotarianos, o RC Brasília – O Pioneiro ultrapassa a marca de 20 associados. Em 2023, em razão dos impactos da pandemia, o clube contava com apenas seis membros.

“Nós atravessamos esse momento difícil que foi a pandemia da covid-19 e hoje estamos aqui para seguir honrando o trabalho daqueles que criaram este clube com o objetivo de servir ao próximo”, concluiu o presidente.

Fotos: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Semana termina com a oferta de 631 vagas de emprego no DF

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.