Os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Melo e Alexandre de Moraes protagonizaram um breve bate-boca durante uma sessão virtual da Corte na quarta-feira (13). Os magistrados estavam julgando a flexibilização de regras da Lei de Responsabilidade Fiscal durante a pandemia do novo coronavírus.
Marco Aurélio divergia sobre a decisão da maioria dos ministros de manter a validade da decisão de Alexandre de Moraes, que deu aval à flexibilização das regras. O ministro se irrita com uma tentativa de interrupção de sua fala por Moraes.
Nesse sentido, Marco Aurélio argumentou que a decisão de Moraes não fazia mais sentido. Isso porque a decisão sobre o Orçamento de Guerra automaticamente tornava a decisão do relator sem sentido, ou seja, por perda de objeto.
No início de seu voto, o 2º ministro mais antigo da Corte disse: “simplesmente, o presidente da República veio ao Supremo para pedir uma carta em branco para pedir que o Supremo o autorizasse a não cumprir a Lei Complementar 101”.
Moraes tentou interromper o debate para destacar seu ponto de vista, ao que foi repreendido por Marco Aurélio.
Acompanhe a discussão entre os 2 ministros:
- Marco Aurélio: “Vossa excelência vai ouvir, vossa excelência gosta muito de falar, mas não gosta de ouvir”.
- Moraes: “Nem vossa excelência, que gosta muito de falar, inclusive para a imprensa”.
- Marco Aurélio: “Não estou falando da imprensa, estou falando aos integrantes do Supremo, estou falando com a capa sobre os ombros”.
- Moraes: “Neste momento”, interrompeu Moraes.
- Marco Aurélio: “Sempre. E quando eu falo à imprensa, não falo em off”.
- Moraes: “Será?”
Com informações do Poder 360