• 19 de outubro de 2021

CUIDANDO DO ENTORNO | Caiado quer construir hospital em Valparaíso e entregar o de Águas Lindas em 2022

Por José Fernando Vilela

O compromisso de mudar a situação da saúde nos municípios goianos do Entorno do DF assumido pelo governador Ronaldo Caiado, do DEM, está caminhando a passos largos. Durante a entrega de moradias em Valparaíso de Goiás, no último dia 13, Caiado anunciou que vai retomar o processo de construção do Hospital de Valparaíso. Ele ainda confirmou que vai entregar o Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás (Healgo) ainda em 2022.

No decorrer de seu discurso, Caiado comentou que se encontrou recentemente com o ex-senador do DF, Paulo Octávio, que lhe confessou que havia doado uma planta para o Hospital de Valparaíso no governo anterior e não foi utilizada.

“Havia uma área que foi desapropriada para construir o hospital e que depois essa área sumiu. Tem que perguntar para esse pessoal que estava aqui antes, e que fica falando mal de mim, aonde foi parar essa área?”, indagou.

Segundo o governador, Paulo Octávio manteve a doação da planta do hospital da cidade. Caiado disse ao prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, do MDB, que vai dar início a construção da unidade hospitalar.

Leia também  NOTA FISCAL GOIANA | Governo de Goiás começa a pagar prêmios do programa

“Pode saber, Pábio, que você com a eficiência que tem, nós vamos retomar o diálogo sobre essa área e nós vamos discutir esse assunto novamente aqui em Valparaíso porque o senador (Paulo Octávio) disse que estava às ordens para doar toda a planta do Hospital de Valparaíso. Esse é um desafio nosso, e chamo para esse desafio os nossos senadores e deputados federais para me ajudar porque é dessa forma conjunta que a gente governa em Goiás”, enfatizou.

Hospital de Águas Lindas

Ao conceder entrevista para os jornalistas presentes, Caiado afirmou que vai entregar o Hospital de Águas Lindas. “Pode ter certeza que eu vou entregar essa obra no ano que vem”, respondeu o governador.

Leia também  BANCO DE PROFISSIONAIS HABILITADOS | Governo Caiado abre inscrições no próximo dia 30 para selecionar 13.534 professores temporários

A construção do Hospital de Águas Lindas teve início em 2007 pela prefeitura municipal e repassada para o governo de Goiás em 2013. A obra já foi inaugurada duas vezes na gestão passada sem ter sido concluída e a unidade hospitalar nunca entrou em funcionamento.

Atualmente, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) identificou a necessidade de ajustar o projeto executivo da unidade e deve retomar as obras para concluir a construção do hospital agora em outubro.

Melhorias na Saúde

Em seu discurso, Ronaldo Caiado lembrou que ao assumir o governo em 2019 todo o estado de Goiás dependia do atendimento em UTIs de apenas três cidades: Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

“Os outros 243 municípios só recebiam ambulância para pedir a Deus para ter uma vaga em Goiânia ou nas outras duas cidades. Ou seja, se o paciente infartasse, se sofresse um acidente, ou se tivesse um AVC, ele não tinha chance de se quer ser atendido”, explicou.

Caiado elencou que atualmente o hospital de Luziânia conta com 50 leitos de UTI e o de Formosa tem mais 10 leitos. “Nós já temos hoje no Estado de Goiás, 959 leitos. Antes, só tinha 254”, pontuou.

Leia também  Tasso entregará relatório preliminar da reforma da Previdência na próxima semana

O governador disse ainda que a rede pública estadual dispõe de 3 mil leitos de enfermaria e que 21 cidades goianas já realizam atendimentos de urgência devido a ampliação dos leitos de UTIs promovidas em sua gestão.

Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

RETOMADA DA ECONOMIA | DF cresce 7,5% em comparação ao 2º trimestre de 2020

Read Next

NOVO ASFALTO | Dr. Lucas assina ordem de serviço para pavimentar mais seis ruas do Setor Coimbra em Águas Lindas