O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, defendeu nesta quarta-feira (13/08) que o agro goiano seja usado como vitrine de produção sustentável durante a COP-30, marcada para novembro em Belém (PA). A declaração foi feita durante a XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Representando o governador Ronaldo Caiado, Vilela destacou que Goiás é referência nacional em produção agropecuária com responsabilidade ambiental, conciliando alta competitividade com respeito às legislações ambientais.
“Estamos em um estado que produz com eficiência e sustentabilidade. Em 2024, o Cerrado foi o bioma que mais reduziu o desmatamento no Brasil, e Goiás liderou esse movimento. É a prova de que produtividade e preservação podem caminhar juntas”, afirmou.
Goiás reduz desmatamento do Cerrado em 72%
Dados de monitoramento nacional apontam que o desmatamento no Cerrado caiu 41,2% entre 2023 e 2024. Em Goiás, a queda foi ainda mais expressiva: 72% no período. O resultado é fruto de ações como o Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero, monitoramento remoto, pagamento por serviços ambientais e recuperação de áreas degradadas.
Daniel Vilela defendeu que a COP-30 também seja palco para discutir minérios estratégicos, como as terras raras. Ele lembrou que Goiás abriga o primeiro projeto de operação do Brasil e está preparado para debater formas de agregar valor a essa riqueza de maneira sustentável.
Relevância global da COP-30
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP-30, destacou que a conferência é hoje a maior reunião diplomática anual do mundo e reforçou a posição histórica do Brasil na ONU, defendendo que preservação ambiental e desenvolvimento econômico devem andar lado a lado.
O governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da COP-30, afirmou que o evento colocará Belém em destaque nacional e internacional, impulsionando a economia local e acelerando projetos de infraestrutura e educação ambiental.
Goiás pronto para receber delegações
Com menos de 100 dias para a conferência, Daniel Vilela reafirmou que Goiás está pronto para receber delegações internacionais e mostrar no campo tecnologias e práticas que aliam produtividade e preservação.
Com informações da Agência Cora de Notícias
Foto: Divulgação/Gov. de Goiás
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.