• 19 de julho de 2024

BRASILEIRÃO 2023 | Competição começa neste sábado (14) com equilíbrio e expectativa de estádios cheios

Brasileirão está de volta neste sábado (14). Depois de mais de 150 dias de espera, a edição 2023 da Série A do Campeonato Brasileiro promete agitar os dias do torcedor com os jogos dos 20 clubes em um dos campeonatos mais disputados da história. São 15 campeões que entram dispostos a deixar sua marca na temporada.

NOVIDADES

Uma das prioridades do mandato do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o racismo será combatido com veemência no futebol brasileiro. Os clubes podem perder pontos em casos de discriminação cometidos por torcedores nos estádios. A luta contra qualquer tipo de discriminação é uma das bandeiras defendidas por Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro a comandar a entidade máxima do futebol brasileiro.

Pela primeira vez na história, as 38 rodadas da Série A serão paralisadas durante os períodos de Data FIFA, e os times terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e as partidas. A medida é um desejo antigo dos clubes, que foi atendido por Rodrigues.

Na rodada de abertura das Séries A e B, a CBF irá homenagear o Rei Pelé. As braçadeiras de capitão e as moedas do sorteio foram personalizadas especialmente em reverência à Majestade do Futebol. Antes do começo de cada jogo, os organizadores pedirão aos torcedores presentes no estádio um minuto de aplausos ao maior jogador de futebol de todos os tempos, enquanto os jogadores ficarão no círculo central.

Ao longo das partidas, a CBF vai estampar imagens do único tricampeão mundial nas placas de publicidade ao redor do campo.

DISPUTA ACIRRADA

O atual campeão é o Palmeiras, que conquistou a taça com oito pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Internacional. A equipe paulista teve seis jogadores na seleção do último campeonato, além de arrematar os prêmios de melhor jogador da competição, Gustavo Scarpa, de melhor técnico, Abel Ferreira, e de revelação, Endrick.

A disputa pelo título tem tudo para ser acirrada. Flamengo, Atlético (MG) e Palmeiras vêm dominando as conquistas do Brasileirão desde 2018, mas não terão vida fácil pela frente. Comandado por Fernando Diniz, o Fluminense tem no seu elenco o atual artilheiro do Brasileirão, Germán Cano, e foi reforçado pelo lateral-esquerdo Marcelo, com passagem de sucesso pela Seleção Brasileira e pelo Real Madrid (ESP). O campeão olímpico Nino e o recém convocado para a Seleção Principal André também fazem parte do tricolor carioca.

Finalista da Copa do Brasil 2022, o Corinthians começa o Brasileirão com grande parte de seu elenco experiente e vitorioso no futebol brasileiro e conta com a atmosfera da Neo Química Arena a seu favor. Segundo colocado do ano passado, o Internacional manteve a espinha dorsal do time titular e contratou o chileno Charles Aránguiz para se fortalecer visando a disputa da competição.

Depois de garantirem o acesso no ano passado, Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco voltam à elite do futebol brasileiro, reforçados com um alto nível de investimentos e o apoio de suas grandes torcidas. O retorno dessas equipes aumenta a expectativa de estádios cheios por todo o Brasil. O Brasileirão Assaí 2022 teve média de público presente de 21.646 torcedores, a terceira melhor da história.

O Athletico Paranaense é um dos protagonistas do cenário nacional e internacional, com conquistas de Copa do Brasil e aparição nas finais da CONMEBOL Libertadores e Sul-Americana, e tem a jovem promessa Vitor Roque como seu principal jogador. O camisa 9, de apenas 18 anos, foi artilheiro e campeão com o Brasil no Sul-Americano Sub-20.

Em ascensão desde a chegada do treinador Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza é outro clube que com muitas pretensões no Brasileirão. Vem de campanhas consistentes na competição e almeja novos saltos.

Santos e São Paulo estão no grupo seleto de times que nunca foram rebaixados e têm a Vila Belmiro e o Morumbi como trunfos, respectivamente, para conquistar as vitórias. Por sua vez, o Botafogo ficou perto da classificação à CONMEBOL Libertadores em 2022 e espera que esta temporada seja de consolidação na parte de cima da tabela.

A força do Brasileirão não se resume aos times com as maiores torcidas. Red Bull Bragantino e América (MG), por exemplo, iniciam a competição embalados pela estreia com goleada na CONMEBOL Sul-Americana.

Campeão brasileiro em 1985, o Coritiba tem tradição no campeonato nacional. O mesmo vale para o Goiás, que é finalista da Copa Verde e vive a expectativa do primeiro título na temporada. Já o Cuiabá, motivado pela conquista do campeonato estadual, vai para o seu terceiro ano consecutivo na Série A, tentando se consolidar na competição.

A transmissão do Brasileirão Assaí 2023 será feita pela Rede Globo de Televisão, SporTV, Premiere e pela Cazé TV nas plataformas digitais.

Confira os jogos da primeira rodada do Brasileirão Assaí 2023:

Sábado (15/04)

Palmeiras x Cuiabá – 16 horas – Allianz Parque

América (MG) x Fluminense – 16 horas – Independência

Athletico (PR) x Goiás – 18h30 – Arena da Baixada

Botafogo x São Paulo – 18h30 – Nilton Santos

Red Bull Bragantino x Bahia – 18h30 – Nabi Abi Chedid

Fortaleza x Internacional – 18h30 – Arena Castelão

Atlético (MG) x Vasco – 21 horas – Mineirão

Domingo (16/04)

Corinthians x Cruzeiro – 16 horas – Neo Química Arena

Flamengo x Coritiba – 16 horas – Maracanã

Grêmio x Santos – 18h30 – Alfredo Jaconi

Com informações da CBF

Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal doYouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

SEGURANÇA NAS ESCOLAS | GDF pede que população utilize canais de denúncias em caso de ameaças às escolas

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Manoelzinho do Táxi pode antecipar aposentadoria do TCDF e distritais já se movimentam de olho na vaga