No Dia Mundial do Turismo celebrado ontem (27), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal lançou a Coleção Rotas Brasília, uma série de miniguias organizados por segmento e revelando aos turistas tudo de bom que a cidade tem para oferecer aos visitantes.
LEIA MAIS
Ao todo, são sete roteiros de experiências que traduzem a identidade de Brasília: Rota Náutica – Tour no Lago; Rota da Paz – Capital da Esperança; Rota Cívica – Cidade Capital; Rota Cultural – Capital Criativa; Rota do Cerrado – Cidade Parque; Rota Arquitetônica – Cidade Patrimônio; e Rota Fora dos Eixos – Um passeio pelas regiões do DF. O material estará disponível para download no site da Secretaria (BAIXE AQUI) e, em breve, nos Centros de Atendimento ao Turista.
De acordo com a secretária Vanessa Mendonça, o Turismo é um dos setores mais impactados com a pandemia, mas também será um dos primeiros a se recuperar, ajudando a alavancar a retomada econômica. “De cada 5 empregos criados no mundo, um é no turismo. Nesse sentido, a coleção vai promover os diversos segmentos que a Capital Federal oferece e reforçar o potencial turístico de Brasília, gerando emprego e renda”, acrescenta.
Desde o início da pandemia, lembrou Vanessa, a Secretaria vem desenvolvendo diversas ações para promover a cidade de forma inovadora e segura. No programa Tour Brasília, lançado em junho, a pasta realizou uma série de visitas guiadas online, que permitia o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que apresentava as belezas da Capital Federal para o Brasil e para o mundo.
Junto a Embratur e a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), a pasta também trabalha para colocar Brasília como referência nacional em acessibilidade turística. Em setembro, também foi assinado o Protocolo de Intenções com a Embratur e lançado o Guia Turístico Arquitetônico Acessível, primeiro da cidade direcionado a pessoas com deficiência.
Outra medida que vai auxiliar a retomada do turismo na Capital Federal foi a publicação do Decreto nº 41.214/2020, assinado oportunamente pelo governador Ibaneis Rocha, que autoriza a realização de eventos corporativos, desde que respeitados os protocolos e medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a Setur, o Decreto de Protocolo de Segurança para Eventos é resultado de um trabalho realizado em conjunto com outros órgãos do Governo do Distrito Federal e entidades representativas. “Uma grande vitória para Brasilia, para o turismo e para todos aqueles empresários e trabalhadores que tiveram suas vidas afetadas. Um horizonte para um dos principais segmentos do turismo, setor que mais arrecada e mais gera empregos”, destaca Vanessa.
Dia Mundial do Turismo
Comemorada há 40 anos, a data foi criada pela Organização Mundial do Turismo. Em 2020, o tema escolhido foi “Turismo e Desenvolvimento Rural”. O objetivo é destacar o papel que o segmento desempenha na oferta de oportunidades fora das grandes cidades e na preservação do patrimônio cultural e natural em todo o mundo.
Pela primeira vez, a celebração oficial não será organizada por um único Estado-Membro da OMT, mas pelas nações do bloco do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile, membro associado).
(Secretaria de Turismo – GDF)