Com alta aprovação popular à frente do Governo do Distrito Federal (GDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou a afirmar nesta quinta-feira (26) que deixará o Palácio do Buriti no dia 28 de março para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. A vice-governadora Celina Leão (PP) assumirá o comando do DF.
A declaração reforça o movimento político que já vinha sendo desenhado nos bastidores e coloca Ibaneis oficialmente na corrida pelo Senado, em um cenário que promete disputa acirrada tanto à direita quanto à esquerda.
Aprovação popular impulsiona candidatura ao Senado
Para Ibaneis, não há motivos para recuar da disputa. O emedebista tem um trabalho realizado ao longo de seus dois mandatos no GDF que credencia seu nome para representar o Distrito Federal no Congresso Nacional.
O governador tem destacado, inclusive, o contato direto com a população como termômetro político. Segundo ele, a receptividade nas ruas reforça o incentivo para disputar o Senado.
“Vou às ruas todos os dias e a recepção da população é maravilhosa”, afirmou ao comentar seu futuro político.
De outsider a reeleito em primeiro turno
Ibaneis ingressou na política em 2018 como um nome considerado outsider. Na ocasião, enfrentou a estrutura do então governador Rodrigo Rollemberg e venceu a disputa.
No primeiro mandato, teve como principal desafio a pandemia de Covid-19. A condução da crise sanitária foi um dos fatores que fortaleceram sua imagem junto ao eleitorado local.
Em 2022, alcançou um feito inédito na política brasiliense: foi reeleito em primeiro turno. Nem mesmo Joaquim Roriz, figura histórica da política do DF, conseguiu repetir tal marca.
Com a saída de Ibaneis, Celina Leão assume o GDF. Pesquisas e sondagens indicam que a vice-governadora larga com vantagem no cenário local, consolidando a transição dentro do próprio bloco governista.
A estratégia é clara: manter a base unida e preservar o capital político construído ao longo dos últimos anos no DF.
Disputa pelo Senado no DF promete embate direto
No campo da direita, Ibaneis deverá disputar votos com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e com a deputada federal Bia Kicis, ambas do PL.
Apesar de haver expectativa de composição em torno de um único nome bolsonarista, o cenário atual aponta para divisão no campo conservador.
Já na esquerda, aparecem como pré-candidatas a senadora Leila do Vôlei (PDT) e Erika Kokay (PT), embora levantamentos recentes indiquem que o embate principal tende a ocorrer no espectro da direita.
Com dois mandatos no Executivo local, Ibaneis Rocha adquiriu experiência administrativa no setor público e tem aprovação popular suficiente para garantir uma cadeira no Senado em outubro.
O “buxixo” de que permaneceria no cargo até o fim do mandato, mais uma vez, foi descartado pelo próprio governador. Advogado de formação, Ibaneis sinaliza que já conhece o tabuleiro político brasiliense e reúne as condições necessárias para vencer a disputa.
A corrida pelo Senado no Distrito Federal está oficialmente aberta e promete fortes emoções.
Charge: Desenvolvida por IA
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












