• 24 de junho de 2022

PAINEL DO EXPRESSÃO | Rafael Lobo quer propor leis contra o tráfico de influência nas relações governamentais e estimular os jovens a participar da política

O jovem Rafael Lobo é um ativista político e social que gosta participar de debates políticos e realizar ações sociais em favor dos mais humildes. Morador do Núcleo Bandeirante, Rafael foi um dos líderes comunitários que ajudou a captar doações para as famílias da Vila Cauhy que ficaram sem nada quando houve uma enchente em 2021.

Rafael Lobo é fundador da Associação Águia Jovem, entidade que atua encaminhando jovens para o mercado de trabalho e realizando campanhas de arrecadação de roupas, móveis e outros utensílios para famílias mais carentes.

Rafael Lobo durante ação social. Foto: Reprodução/Instagram

Atualmente, Rafael vem desenvolvendo um projeto de mentoria para jovens, o Profissionalize, que oferece treinamentos, palestras e consultoria com o objetivo de que eles adquiram conhecimento e consigam oportunidades melhores no mercado de trabalho.

“Não se esqueça! Sem preparação, a ação fica sem direção”, diz um dos cards postados por Rafael Lobo nas redes sociais do Profissionalize.

Por ser comunicativo e ter essa aptidão para colaborar com o próximo, Rafael Lobo já trabalhou na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab/DF) atuando na área de regularização de interesse social e foi assessor da presidência da empresa.

Neste ano, Rafael Lobo decidiu concorrer a deputado federal pelo Agir36 (antigo PTC). É a primeira vez que ele vai disputar um cargo eletivo.

Veja abaixo quem é Rafael Lobo e quais são suas pretensões como pré-candidato a deputado federal.

Painel do Expressão

Nome do pré-candidato: Rafael Lobo

Partido: Agir36

Cargo: pré-candidato a deputado federal

Profissão: administrador

Atividades profissionais e cargos já ocupados: ativista político e social, palestrante, consultor e dirigente de entidade social.

Expressão Brasiliense: Por que decidiu se candidatar?

Rafael Lobo: Acredito que a política determina todos os resultados sociais. Assim sendo, só podemos mudar um resultado, através da participação. Uma das principais razões para me candidatar é atuar no combate à corrupção e ao tráfico de influência apresentado leis que mudem essa situação no País. É preciso que implementar leis que combatam as falhas legislativas existentes. Por fim, é preciso que tenhamos o crescimento da participação social nas decisões. Fomentar a participação dos jovens e daqueles que tem aversão a política.

EB: Quais são as suas propostas, ideias ou bandeiras de luta?

RL: Vou sugerir alterações na Lei 8.666/93, que é a que rege as licitações e contratos da Administração Pública, com a finalidade de combater o direcionamento do resultado, o qual caracteriza tráfico de influência. Como? Articulando a aprovação de mudanças que potencializem a transparência e diminuam o favorecimento desses contratos. Em especial, quero propor uma lei que proíba as empresas de parlamentares e seus familiares participem de licitações e contratos; propor uma lei de incentivo à remuneração por produção para os servidores área da saúde pública, educação e segurança; garantir recursos para que projetos sejam desenvolvidos nas escolas no contraturno das aulas para que o estudante se mantenha ocupado e tenha um melhor desenvolvimento; propor a criação da lei Mais Creches, destinando uma parte maior dos recursos da educação para o Ensino Básico, para a criação de novas unidades ou a ampliação da estrutura das creches e escolas existentes; lutar pelo fim do foro privilegiado; e trabalhar para que o fundo partidário seja destinado para projetos sociais e revitalização de hospitais e escolas públicas.

EB: Por que você é a melhor opção para o eleitor?

RL: Porque o nosso projeto nasceu dentro da comunidade. Nós sabemos da luta diária do cidadão, dos artistas, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos empreendedores. Durante toda a minha trajetória, estive e estou próximo das lutas do cidadão. Entre elas: a falta de transporte público, falta de médicos, falta de apoio e atenção à educação e à cultura. Legislar não é executar. E o papel do legislador também inclui fiscalizar, sem se vender para o Executivo, com a finalidade de se beneficiar. Se o cidadão vende o seu apoio, ele irá ser liderado por parlamentares que se vendem para o sistema. O nosso projeto é o contraponto do que existe hoje. Estamos focados em implantar um padrão de resultados positivos para o cidadão e apresentar uma nova política. O nosso projeto é do povo, para o povo. Vamos influenciar desde o alicerce (leis) até a ação social (fiscalização do executivo).

Contatos do pré-candidato:

Site: www.blogdorafaellobo.com

Instagram: @Rafael_LoboD

Twitter: @Rafael_LoboD

Facebook: /rafael.lobo.712

Whatsapp: 61 – 9 9609 – 1566

E-mail: [email protected]

Alô, pré-candidato(a)!

Para participar do Painel Expressão, você ou sua assessoria deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp 61 9 8622-9879.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: A matéria do Painel do Expressão é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras.

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

AÇÃO CONTRA O FRIO | Diante das baixas temperaturas, GDF abre espaço para acolher pessoas em situação de rua

Read Next

ELEIÇÕES EM GOIÁS | Gustavo Mendanha anuncia que vai criar Agência de Desenvolvimento da Região do Entorno durante Encontro Regional de Partidos na Cidade Ocidental