A política brasiliense está pegando fogo. Na manhã desta quarta (15), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, que vai concorrer à reeleição, esteve reunido com o presidente do Republicanos-DF, Wanderley Tavares, e a ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares Alves.
Durante o encontro, o presidente do Republicanos reafirmou o compromisso da legenda e seus filiados apoiarem Ibaneis nas eleições deste ano e aproveitou para apresentar Damares oficialmente como pré-candidata do partido ao Senado.
Nos bastidores, alguns grupos políticos especulavam que uma possível chapa bolsonarista encabeçada pelo ex-governador José Roberto Arruda, do PL, ou sua esposa, a deputada Flávia Arruda, também do PL, concorrendo ao GDF com Damares Alves disputando ao Senado estava sendo construída, o encontro desta quarta-feira revela que tudo não passa de fofoca ou tentativas de criar cenários favoráveis por parte dos que torcem e conspiram contra o emedebista.
Segundo fontes do governo, Ibaneis agradeceu a manifestação formal de apoio por parte do Republicanos, porém, reiterou que tem compromisso firmado com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto e Flávia Arruda, que é a presidente do diretório local.
No entanto, como os Arrudas volta e meia estão envolvidos em notícias de que podem fazer isso ou aquilo outro, uma eventual chapa com Ibaneis Rocha e Damares Alves concorrendo ao Senado pode vir a acontecer caso o grupo do ex-governador e da deputada rompam com o atual governo.
O Republicanos integra a base governista desde o início. Em meio, as movimentações do casal Arruda, muita gente dizia que alguns integrantes da legenda, que reúne líderes religiosos do segmento evangélico, já estavam com eles. Apesar do tititi, o partido continua com Ibaneis.
Apoio do PP-DF
Ainda nesta quarta-feira, a ex-ministra Damares Alves se encontrou com a deputada Celina Leão, presidente do Progressistas-DF. A dirigente declarou apoio a pré-candidatura de Damares ao Senado, que segundo o presidente Wanderley, vai concorrer como chapa avulsa. Celina tem sido uma das deputadas mais fieis e próximas ao governador Ibaneis Rocha.
Segundo interlocutores do Republicanos, caso Damares não integre a chapa governista, ela irá concorrer ao Senado com o apoio de toda a frente bolsonarista no DF e vai pedir voto para o governador Ibaneis.
Pelo visto, diante da possibilidade de o casal Arruda decidir bater chapa contra Ibaneis Rocha, o pessoal já resolveu se movimentar e mostrar seu lado. O Republicanos e o Progressistas já estão deixando claro qual é o deles. Eita que o circo ainda vai pegar fogo.
Fotos: material cedido ao Expressão Brasiliense