O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, deu mais um passo importante rumo à reeleição que disputará neste ano ao Palácio do Buriti. Ibaneis esteve reunido com a cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no DF e seus dois representantes no legislativo nacional e local, o federal Julio Cesar e o distrital Martins Machado, ambos filiados ao Republicanos.
O encontro na casa do deputado Julio Cesar teve como principal objetivo selar o apoio da igreja e seus dois representantes ao governador Ibaneis Rocha. Julio e Martins Machado são aliados de primeira hora do governo Ibaneis. Os dois são figurinhas carimbadas nos eventos do GDF.
Apesar de toda essa proximidade dos dois parlamentares, ainda restavam dúvidas no meio político se a IURD iria realmente apoiar Ibaneis Rocha, já que nas eleições de 2018, o grupo político capitaneado pela igreja do bispo Edir Macedo marchou junto com o PSB de Rodrigo Rollemberg e só depois que o emedebista se elegeu é que eles decidiram aderir a sua base.
O segmento evangélico tem um peso eleitoral bem significativo na capital do País. E o apoio da IURD vem em boa hora para o governador Ibaneis Rocha.
Atualmente, o Republicanos, que é um partido que aglutina diversas congregações evangélicas, é comandada por um aliado do bispo Macedo, deputado Marcos Pereira (SP), e integra a base do governo Ibaneis gerenciando algumas secretarias e administrações regionais, além de ter um deputado federal e dois distritais.
A estratégia da Igreja Universal para este ano no DF é tentar reeleger o federal Julio Cesar e o distrital Martins Machado. Participaram do encontro além do governador e os dois parlamentares, o coordenador político nacional da IURD, bispo Alessandro Paschoall, o responsável pelo trabalho evangelístico no Distrito Federal, bispo Wagner Negrão, o ex-secretário de Relações Institucionais do GDF e ex-deputado federal, bispo Vitor Paulo, o coordenador político da IURD/DF, Renato Junqueira, e o assessor especial do governador, Marcelo Piauí.
Foto: Reprodução/Instagram