• 21 de novembro de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Flávia Arruda está na frente na disputa ao Senado, de acordo com a Paraná Pesquisas

O instituto Paraná Pesquisas divulgou na segunda (13) um levantamento da disputa ao Senado no Distrito Federal. De acordo com a pesquisa, a deputada Flávia Arruda, do PL, está na frente de seus possíveis concorrentes nas eleições de outubro, que vai escolher um senador ou senadora para a legislatura de 2023 a 2031.

Na pesquisa estimulada, situação em que uma lista de nomes é apresentada ao entrevistado, a ex-ministra do governo Bolsonaro lidera as intenções de votos com 35,6%. Damares Alves, do Republicanos, aparece em segundo lugar com 21,4%.

Na sequência vem a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, com 6,2%. Rosilene Corrêa, do PT, 3,3%. Paulo Roque, do Novo, 2,2%. Nesse cenário, 23,9% optaram por branco, nulo ou nenhum. E 7,5% não sabe ou não respondeu.

Veja abaixo o resultado da pesquisa:

A Paraná Pesquisas simulou outro cenário. O nome da deputada Flávia Arruda sai da lista e entram o senador Reguffe, do União Brasil, e o ex-vice-governador, Paulo Octávio, do PSD.

Nesse levantamento, Reguffe aparece empatado com a ex-ministra Damares Alves. Ambos pontuam 21,4%. Em seguida vem PO com 11,4%. Paula Belmonte, 5,9%. Rosilene, 3,2%. Paulo Roque, 2,3%. Branco, nulo ou nenhum, 25,8%. Não sabe ou não respondeu, 8,7%.

Veja abaixo o resultado desse outro cenário da pesquisa:

Durante a sondagem, o instituto também mediu a rejeição dos possíveis candidatos perguntando ao eleitor “se as eleições para Senador(a) do Distrito Federal fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”.

Nesse item, Damares surge como a mais rejeitada com 22,2%. Ao mesmo tempo em que está bem posicionada nas intenções de votos, a ex-ministra sofre as consequências de ser pouco conhecida no Distrito Federal, já que está é primeira vez que ela participar de um pleito eleitoral por aqui, mesmo residindo na capital federal desde 1998.

Um detalhe importante desse levantamento é que a Paraná Pesquisas não simulou um eventual cenário com um possível enfrentamento entre Flávia Arruda e Reguffe em meio ao demais concorrentes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de junho, por meio de entrevista pessoal. Foram entrevistadas 1.540 pessoas.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09171/2022.

Foto: Divulgação/Ag. Câmara 

Read Previous

PAINEL DO EXPRESSÃO | Túlio Guerreiro quer defender o esporte como agente de transformação social na Câmara dos Deputados

Read Next

NOVA TURMA | GDF lança mais uma edição do RenovaDF e mais de 2,5 mil pessoas vão ser capacitadas pelo programa