• 30 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Arruda tem candidatura barrada no TSE e ex-governador está fora da disputa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, durante sessão nesta quinta (29), que o ex-governador do DF e candidato a deputado federal pelo PL, José Roberto Arruda, não pode concorrer nas eleições deste ano. Os ministros indeferiram o registro de candidatura de Arruda.

No entendimento dos ministros do TSE, que reviram a decisão do TRE-DF, Arruda está inelegível por conta de duas condenações por improbidade administrativa.

Com a decisão, o nome de Arruda constará na urnas porque já foram lacradas, porém, seus votos não serão computados.

Além dos ministros do TSE, o MP Eleitoral também se posicionou contrário a candidatura do ex-governador. No parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, ele alegou que as condenações de Arruda ainda estão vigentes.

O candidato José Roberto Arruda ainda não se manifestou sobre a decisão do TSE. O espaço está aberto para manifestações.

Foto: Reprodução/Google Imagens

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | TSE proíbe CACs de transportarem armas e munições 24h antes e depois do dia da eleição

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Rafael Prudente diz que MDB vai reeleger Ibaneis no 1º turno, vai voltar a ter representante no Congresso e ampliar a quantidade de distritais