O partido Progressistas, o PP como também é chamado, na quarta-feira (23), fez do evento de filiação a legenda do ex-governador do DF e ex-deputado Rogério Rosso e do empresário Fernando Marques um grande ato político no Senado Federal. A cúpula nacional da sigla compareceu em peso na acolhida aos novos filiados, juntamente com dirigentes do DF de outros partidos como MDB, PL e Avante.
A chegada de Rosso e Fernando Marques foi muito comemorada pelo partido. Além dos dirigentes do Progressistas, deputados federais e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que é do PP de Alagoas, fizeram questão de recepcionar os novos colegas da agremiação partidária. A sala de reunião da Presidência da legenda no Senado ficou abarrotada de políticos e aliados.
Responsável por conduzir os trabalhos da solenidade, a deputada Celina Leão, presidente do Progressistas no DF, ressaltou que o partido quer fazer história nas eleições deste ano e terá um bom desempenho nas urnas em outubro.
Celina aproveitou a ocasião para convidar a ex-distrital Eliana Pedrosa, hoje filiada ao PDT, a ingressar no Progressistas. “Eliana, vamos formar um chapão aqui no Progressistas para federal. Eu, você, o Rôney e o Rosso”, disse a dirigente do partido no DF.
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PI), presidente licenciado do Progressistas, ao saudar os recém-chegados destacou a importância da atuação do partido no Distrito Federal, principalmente, nas eleições de 2018. “É preciso reconhecer que o apoio do Progressistas foi fundamental para eleger Ibaneis Rocha. E vamos ser protagonistas neste ano novamente”, afirmou Ciro. O partido integra a base do governo Ibaneis.
Já o presidente da Câmara, o deputado progressista Arthur Lira, disse que o partido deve ampliar a quantidade de parlamentares na casa com o início da janela partidária que se inicia no próximo dia 3 de março. “Nós vamos crescer a nossa bancada no Congresso já agora no período da janela partidária”, indicou Lira.
Rogério Rosso ao fazer uso da palavra disse que “se não viesse para o Progressistas, eu não filiaria a nenhum outro partido”.
Já o empresário Fernando Marques falou que quer dar a sua parcela de contribuição para a política. Sua empresa, a União Química, que funciona aqui no DF é reconhecida mundialmente pela sua atuação no ramo farmacêutico. A vacina contra a Covid Sputnik é produzida pelo laboratório dirigido pelo novo progressista.
Estiveram presentes no evento a ministra-chefe da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda, que é presidente do PL-DF; o vice-governador do DF e presidente do Avante-DF, Paco Britto; o presidente da CLDF e do MDB-DF, deputado Rafael Prudente; além de outros políticos, autoridades, filiados do Progressistas e amigos e familiares dos recém-chegados ao partido.
Fotos: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense