Enquanto muitos partidos estão tendo dificuldades para montar suas nominatas na capital federal, o MDB no DF, que é presidido pelo distrital Rafael Prudente, vem com carga máxima nas próximas eleições. Durante a estreia do Café Expressão, programa de entrevistas do Expressão Brasiliense, na noite de quarta-feira (9), o parlamentar, que também comanda a Câmara Legislativa do DF (CLDF), falou quais são os planos da legenda para as eleições de outubro.
Segundo Prudente, o MDB está focado na reeleição do atual governador do DF, Ibaneis Rocha, e também quer ampliar a bancada do partido no Congresso Nacional e na CLDF. O dirigente emedebista ressaltou que ele está cuidando especificamente das nominatas para deputado federal e para distrital. A chapa majoritária está sendo articulada, única e exclusivamente, pelo governador.
“Talvez nos próximos dias a gente consiga apresentar para a população quem serão os nossos candidatos para deputado federal e deputado distrital. O nosso objetivo é fazer dois deputados federais, vamos trabalhar para isso, e tem também a chapa para deputado distrital, que eu ficarei feliz que a gente entregasse, sem muita fantasia, entregasse quatro deputados distritais”, destacou.
Rafael não quis declarar no decorrer da entrevista qual cargo ele pretende concorrer em outubro, mas, nos bastidores, a sua candidatura para a Câmara dos Deputados é dada como certa.
Mudança na legislação eleitoral
Na visão do distrital, as mudanças nas regras eleitorais dificultaram as articulações e o trabalho de filiação de pré-candidatos.
“A legislação que foi aprovada pelo Congresso Nacional reduziu o número vagas e o coeficiente permaneceu o mesmo, o que vai dificultar muito o nosso trabalho”, afirmou ao se referir a nova quantidade de vagas que cada legenda pode ter em suas chapas proporcionais.
Neste ano, cada partido deve concorrer com nove candidatos a deputado federal e 25 para distrital, antes as siglas podiam ter até 16 candidatos para federal e 48 para distrital.
Ao comentar sobre os feitos do emedebista Ibaneis Rocha à frente do GDF, Prudente reconheceu que ainda há muita coisa a ser feita, mas fez questão de elencar as principais benfeitorias realizadas pelo seu correligionário.
Candidatos da oposição
Já sobre as movimentações e articulações dos possíveis adversários de Ibaneis, Rafael Prudente ironizou a falta de organização e de um nome da oposição.
“Até agora eles não apresentaram candidato nenhum. O único que se prontificou a lançar sua pré-candidatura foi o senador Izalci. A gente espera que o Reguffe saia candidato a governador, a senadora Leila também, eu acho que eles têm que se definir”, disse o emedebista.
CLDF
Sobre o seu trabalho na CLDF, Prudente enumerou algumas conquistas de sua gestão como a criação da TV Distrital, a modernização do processo de votação no plenário, entre outras.
Confira a seguir a íntegra da primeira edição do Café Expressão com o deputado Rafael Prudente:
Fotos: Expressão Brasiliense