O jovem Joaquim Roriz Neto foi o entrevistado da edição do Café Expressão da última quarta-feira, dia 23 de março. O neto do eterno governador do DF, Joaquim Roriz, que é pré-candidato a deputado distrital pelo PL, disse durante o programa de entrevistas do Expressão Brasiliense que chegou a sua hora de entrar para a vida pública e que um dia vai governar o DF como seu avô.
Atual subsecretário de Parcerias Comunitárias e Voluntariado do GDF, Roriz Neto reconheceu que nas disputas eleitorais anteriores que participou ele não tinha a experiência necessária para concorrer a um cargo político.
Ele lembrou que em 2014 teve sua candidatura registrada faltando 11 dias para a eleição quando substituiu a mãe, a ex-deputada Jaqueline Roriz, que ficou impedida de concorrer. Na primeira vez, ele obteve um pouco mais de 28 mil votos e na segunda chegou a ultrapassar a casa dos 31 mil. Nas duas ocasiões, Joaquim Roriz Neto tentou uma vaga para a Câmara dos Deputados.
“Tinha muita coisa que eu não sabia da política… até hoje. Política é uma questão muito complicada, é um aprendizado. Um dos erros que cometi foi que a gente só começou a fazer realmente esse trabalho de divulgação, de começar a ir nos lugares, de conhecer as pessoas, depois das convenções partidárias. A falta de experiência falou mais alto”, confessou Roriz Neto.
Já para as eleições deste ano, Joaquim Roriz Neto acredita que chegou a sua hora. Ele revelou que em 2018 queria concorrer a distrital, mas que por determinação do PROS, partido que era filiado na época, teve que entrar na disputa para deputado federal.
Sobre o legado de patriarca da família que governou o Distrito Federal por quatro vezes, Roriz Neto destacou que diante da atuação dele como político “nunca mais vai existir um homem como o meu avô. Ninguém nunca vai conseguir fazer o que o meu avô fez”.
Joaquim Roriz Neto afirmou que o seu objetivo não é só entrar para o legislativo. Segundo ele, a sua caminhada política está apenas começando e quer chegar a sentar na cadeira que um dia foi ocupada por Joaquim Roriz, a de governador do Distrito Federal.
“Eu quero um dia chegar aonde meu avô chegou. Eu sei que as funções e o trabalho de um distrital são bem diferentes de um governador, mas eu acho que o primeiro passo tem que ser esse”, apontou o pré-candidato.
Questionado sobre o porquê de escolher se filiar ao PL ao invés do MDB, que foi o partido de Joaquim Roriz quando governou o DF, Roriz Neto respondeu que ingressou na legenda por questões de composições políticas e por entender que não teria condições de eleger se optasse pela sigla emedebista.
“Somos todos do mesmo grupo e vamos trabalhar juntos com o governador Ibaneis Rocha”, frisou Joaquim Roriz Neto.
Durante a entrevista, Roriz Neto fala ainda do seu trabalho como subsecretário do GDF, do envolvimento da sua família na sua pré-campanha e quais os projetos que pretende apresentar caso se eleja para a Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Confira a seguir a íntegra do Café Expressão com Joaquim Roriz Neto:
Fotos: Fabiana Oliveira/Café Expressão