• 23 de julho de 2024

PROTESTO CONTRA CORTES DE RECURSOS CONTINUA | Sesc-DF e Senac-DF promovem nova mobilização em frente ao Congresso

Representantes do Sesc-DF e do Senac-DF estarão, nesta terça-feira (23), reunidos em nova mobilização como protesto ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023.  A medida prevê, em seus artigos 11 e 12, a transferência de 5% dos recursos dessas entidades para custeio da Embratur e promoção do turismo internacional no Brasil. A aprovação desses artigos ocasionará graves prejuízos de continuidade de serviços oferecidos ao público, entre eles, o risco de encerramento das atividades e fechamento de várias unidades no Distrito Federal.  O ato ocorrerá em frente ao congresso nacional, a partir das 14h e conta com apoio de diversos setores.

Essa será a terceira vez que a mobilização reunirá milhares de pessoas, incluindo usuários, alunos, instituições, artistas e atletas contrários ao desvio de recursos do Sesc e do Senac. Somente no Distrito Federal, quase 10 mil pessoas já participaram dessa iniciativa, demonstrando a indignação e a união da comunidade em defesa das entidades e de seus programas sociais. Todas as unidades do Sesc-DF estarão fechadas em adesão ao movimento durante o período do protesto.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, espera-se que o movimento promova um diálogo aberto sobre o papel social dessas instituições e a necessidade de proteger seus programas e serviços. “Essa manifestação é para combater essa possível retirada dos 5% dos nossos recursos. Nossa gestão é muito séria. Somos auditados pelo TCU e temos auditoria interna do Conselho Fiscal. Precisamos chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar. Estamos atuando desde o início do mês para sensibilizar os parlamentares e obtivemos apoio de alguns senadores e da população sobre a importância do Sesc e Senac”, defendeu Aparecido.

Além das manifestações em defesa do Sesc e Senac, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo está colhendo assinaturas para o abaixo-assinado oficial. Já são mais de 710 mil brasileiros que assinaram a petição. Para participar, basta clicar aqui. A mobilização também está ocorrendo em todos os estados e no Distrito Federal.

O movimento conta, também, com forte apoio também da classe artística. O poeta do Rap, Genival Oliveira Gonçalves, conhecido nacionalmente como Gog, defendeu as instituições e convidou a população para o protesto desta terça (23).  “Estarei amanhã na manifestação porque eu sou Sesc, eu sou Senac e contrário a qualquer corte de verba dessas instituições”, disse o artista.

Risco de fechamento de unidades

O desvio desses recursos tem gerado grande repercussão e preocupação do Sesc e Senac. Essas instituições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social e profissional dos brasilienses, oferecendo programas e serviços nas áreas de educação, assistência, saúde, cultura e esporte.

Com o corte de 5% no orçamento, o Sesc-DF enfrentará grandes prejuízos que afetarão diretamente milhares de pessoas. O valor representará centenas de demissões do quadro de pessoal da instituição, redução em 43% do número de alunos da educação formal, redução de 40% do número de alunos nas academias do Sesc-DF, menos 60 mil atendimentos na saúde bucal e redução no atendimento para consultas de saúde física, além do fechamento de diversas unidades. Tudo isso impedirá que o Sesc-DF ofereça novas instalações e novos atendimentos para milhares de pessoas no Distrito Federal.

Atualmente o Sesc-DF possui mais de 500 mil credenciados em todo a capital federal. São 210 mil pessoas que acessam os clubes, mais de 980 apresentações artísticas realizadas anualmente, mais de 4 mil passeios e excursões, mais de 35 mil atletas em competições esportivas, mais de dois mil alunos matriculados em escolas Edusesc, mais de 340 mil atendimentos na área de saúde e mais de 1 milhão e 400 mil quilos de alimentos arrecadados pelo Mesa Brasil Sesc no último ano.

No caso do Senac-DF, o desvio dos recursos seria responsável pelo impacto nas obras de melhorias e expansão de quatro unidades da instituição, encerramento de 1.053 matrículas gratuitas, cancelamento de 35 turmas e mais de 206 mil horas-aula de cursos reduzidas por ano.

Serviço – Mobilização contra desvio de recursos do Sesc e do Senac
Data: 23 de maio de 2023
Horário: a partir das 14h

Local: Em frente ao Congresso Nacional

(Sesc-DF)

Foto: Kléber Lima/Sesc-DF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO DF | Secretaria de Planejamento produz documento que lista obras e investimentos prioritários do GDF para que parlamentares possam destinar emendas

Read Next

AGROBRASÍLIA 2023 | BRB é o principal apoiador da maior feira do Centro-Oeste do setor