• 23 de fevereiro de 2024

FALTA DE RESPEITO | Às vésperas das comemorações da Padroeira do Brasil, 200 metros de cabos de cobre dos refletores da Catedral são furtados

A Companhia Energética de Brasília (CEB) trabalha para restabelecer a iluminação do espelho d’água da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida, no Eixo Monumental. Recentemente, foram furtados 200 metros de cabos de cobre com 4 vias de 10 mm², utilizados para iluminar um dos ícones da arquitetura moderna do país e um dos principais pontos turísticos da capital federal. A ação de bandidos é recorrente no local.

A substituição da fiação começou nesta quinta-feira (5) e mobiliza sete eletricistas, um engenheiro e um técnico de segurança. Concluída a reposição, a equipe verificará se o furto causou algum dano aos projetores e, se necessário, irá executar reparos adicionais.

Antes da instalação dos novos cabos, ocorreu a limpeza do espelho d’água. O trabalho uniu esforços do programa GDF Presente e da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap). Foram utilizados cinco caminhões pipa, sendo que cada um comporta entre 15 mil e 20 mil litros de água.

O coordenador do Polo Central 3, Alexandro César Araújo, afirma que o principal objetivo é preparar a igreja para a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, cujo dia é comemorado em 12 de outubro. “É uma das festas mais importantes da capital. Por isso, trabalhamos também na reforma e na capina das calçadas e meios-fios, e na limpeza de toda a área. É essencial entregar um espaço adequado para os fiéis que vêm para acompanhar a festa e para os comerciantes e artesãos que trabalham na região”, afirma.

“A Catedral é a mãe de todas as igrejas e a missa do dia 12, feriado nacional, para nós é a festa mais importante do DF, religiosamente falando”, Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral Metropolitana de Brasília é um monumento histórico e artístico nacional. O campanário foi idealizado para ser a torre da igreja. Já o espelho d’água, além de ser decorativo, auxilia na refrigeração do interior da Catedral, garantindo a umidade do espaço.

“A Catedral é a mãe de todas as igrejas e a missa do dia 12, feriado nacional, para nós é a festa mais importante do DF, religiosamente falando. Neste ano, esperamos reunir mais de 100 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios para a festa de Nossa Senhora Aparecida”, afirma o padre Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília.

O furto de cabos de energia é crime e causa prejuízos para a população. De janeiro a agosto deste ano, já houve o extravio de cerca de 57 mil metros de fiação. O prejuízo chega a R$ 1,7 milhão. Já no ano passado, foram furtados mais de 45 mil metros de fios, causando despesa superior a R$ 1 milhão.

A CEB Ipes, empresa responsável pela iluminação pública na capital federal, registra, em ocorrências policiais, todos os episódios de furtos de cabos ou danificação dos postes. A investigação e a repressão dos crimes são de responsabilidade das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF). Denúncias podem ser feitas pelo número 190 ou no batalhão mais próximo da residência. O sigilo é garantido.

(Agência Brasília)

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

SEBRAE INOVA 2023 | GDF monta Arena Gamer para fomentar o setor na capital federal

Read Next

PARCELAMENTO URBANO | TJDFT acata pedido do governo Ibaneis e derruba liminar contra a tramitação do PLC 25/2023