BENFEITORIAS | Ibaneis visita o Gama e anuncia a construção de uma UPA e a revitalização da Avenida dos Pioneiros

O governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve visitando a cidade do Gama neste sábado (18) e anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a revitalização da Avenida dos Pioneiros. A UPA vai funcionar no lugar de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que, em 2016, chegou a ter as obras iniciadas, mas, no local, encontra-se somente o esqueleto.

A UPA do Gama ficará na QI 6, onde estão as comunidades dos setores de Indústrias e Leste. A licitação deve ser aberta ainda neste semestre. A unidade vai funcionar 24h e prestará o primeiro atendimento aos casos emergenciais, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo a necessidade de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Ibaneis Rocha visitou o terreno ao lado do presidente do Iges-DF, Francisco Araújo; do secretário de Saúde, Osnei Okumoto; do secretário de Governo, José Humberto Pires; e do secretário de Obras, Luciano Carvalho.

“Estamos com a licitação da UPA em andamento. Ela vai ajudar muito a saúde da cidade”, pontuou o governador Ibaneis Rocha. Para Francisco Araújo, a concretização da unidade hospitalar é “uma resposta aos pedidos e demandas da população do Gama”.

Em dezembro do ano passado, Ibaneis anunciou a construção de sete novas UPA em todo o DF. Além do Gama, serão erguidas UPAs em Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires.

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA DOS PIONEIROS

Já a Avenida dos Pioneiros foi tomada por máquinas e aparelhos neste sábado. A população comemorou o feito, pois, afinal, a via finalmente será recuperada após décadas de espera. Durante a manhã, profissionais faziam os reparos na via, que ficou parcialmente interditada para o serviço. 

“Essa é a principal avenida da cidade e que há 23 anos não passava por reformas. A licitação desa obra vem acompanhada de um conjunto de outras como das calçadas e gramados e também da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e da rodoviária do Gama que era um pedido da população”, destacou Ibaneis Rocha.

O trecho de 3,8 km, que será executado pela Novacap, fica entre a Avenida Contorno e a Via SC-5. Além do pavimentação, serão feitas faixas de rolamento e baias de ônibus. A sinalização horizontal e vertical ficará a encargo do Detran-DF. Estão previstas, segundo o órgão, a instalação e substituição de placas de trânsito e a pintura de todo o trecho da via.

O governador ainda visitou a feira do Gama e também foi ao Engenho das Lajes, que faz parte da região administrativa.

Da Redação do Expressão Brasiliense com informações adaptadas da Agência Brasília.

expressaobrasiliense

Read Previous

ELEIÇÕES 2020 | Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Read Next

DESEQUILÍBRIO | O impacto ambiental dos incêndios na Austrália pelo mundo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.