• 23 de maio de 2022

VERGONHA | Um dia após decisão do STF, Lula é solto

Não bastasse a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (07), ao considerar que a prisão só pode acontecer após o trânsito em julgado, vem o juiz Danilo Pereira Júnior e solta o ex-presidente Lula nesta sexta-feira (08) considerando a decisão da suprema Corte brasileira.

Lula ficou mais de 580 dias na cadeia por ser condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente cumpria pena de  8 anos, 10 meses e 20 dias, porém como neste país tudo pode, desde que você seja amigo de magistrados, juízes e ministros, ele já está na rua.

Leia também  RUMO À COLÔMBIA | Um dos líderes da oposição a Nicolas Maduro, Leopoldo López, deixa a Venezuela

Ao sair da cadeia, Lula discursou e já foi atacando o governo do presidente Jair Bolsonaro, o judiciário e fez críticas ao ministro Sérgio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol. Ele ainda apresentou sua nova namorada e agradeceu aos petistas que fizeram vigília.

A defesa dele alega que ainda está trabalhando para absolvê-lo. Lula ficou preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná numa cela especial de 15 metros quadrados com direito a chuveiro quente, TV e esteira ergométrica. Na cadeia, vira e mexe concedia entrevista à veículos que tinha vínculo com sua tendência política e recebia aliados e até mesmo líderes políticos de outros países.

Leia também  O FINO DA POLÍTICA | PTB está cotado para indicar o vice na chapa de Bolsonaro

Nos bastidores, chegou-se a especular que ele saísse candidato a algum cargo eletivo em 2020, porém como está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não poderá sair candidato. A cúpula petista já avisou que o quer circulando pelo país dando o tom do discurso da oposição.

Após sua saída, parlamentares iniciaram uma movimentação no Congresso Nacional, em Brasília, na tentativa de dar celeridade à proposta legislativa que prevê a prisão em 2ª instância. Mas, infelizmente, para esse projeto de lei passe à toque de caixa nas duas casas, terá que ser feita uma boa articulação para ter os votos suficientes. O problema é  que muitos que ali estão, mesmo hoje se posicionando como neutro, devem favores ao grupo do petista e podem virar as costas para o povo. Não tem jeito. Aqui no Brasil, só fica preso ladrão de galinha, pois quem tem dinheiro para pagar advogado pode até ficar preso, mas sai logo logo.

Expressão Brasiliense

Read Previous

VERGONHA | Veja quem pode e quem não pode ser solto após decisão do STF

Read Next

DESASTRE | Fragmentos de óleo chegaram a praia do Espírito Santo revela a Marinha