Wellington Luiz quer continuar no comando do MDB-DF
O experiente deputado distrital Wellington Luiz, que é presidente da Câmara Legislativa do DF e também do MDB-DF, esteve conosco no Café Expressão, podcast deste portal, na semana passada, e revelou que tem a intenção de seguir no comando de seu partido. Ele está à frente dos trabalhos do MDB-DF desde agosto de 2023 e, no próximo mês, os emedebistas, não só daqui, como de todo o Brasil, vão escolher quem vai dirigir a legenda pelos próximos dois anos. Durante a entrevista, Wellington revelou que tem a pretensão de continuar no cargo. “Se houver esse consenso de que eu deva permanecer, eu estou pronto”, avisou.
O distrital ressaltou que o partido vem forte para as eleições do próximo ano. Segundo o dirigente, a meta do MDB-DF é eleger uma boa quantidade de deputados para a CLDF (atualmente são seis cadeiras). “Talvez seja a maior bancada a ser eleita em toda a história do MDB-DF”, cravou. Ainda conforme o presidente emedebista, a legenda também vai trabalhar para eleger dois deputados federais e um senador, nesse caso, o governador Ibaneis Rocha, que já anunciou que vai concorrer ao cargo.
Wellington Luiz disse que vê com bons olhos a federação partidária entre MDB e Republicanos. “Essa união pode aumentar as chances de crescermos ainda mais nas próximas eleições. A federação pode eleger sete distritais e de três a quatro federais”, avaliou.
Questionado sobre os rumores de que o PL possa vir a ter duas candidatas ao Senado, Michelle Bolsonaro e Bia Kicis, o que pode ser um fator que atrapalhe a eleição do governador Ibaneis, pois passariam a ser três candidaturas da mesma corrente política, o distrital foi logo disparando: “O MDB não abre mão de estar na chapa de Celina tendo Ibaneis como um de seus candidatos ao Senado. A gente tem todo o respeito e admiração pelo trabalho da deputada Bia Kicis, é uma grande parlamentar, mas nós vamos conversar lá na frente. Uma coisa está certa: a gente do MDB não abre mão da candidatura de Ibaneis”.
PDOT tem que ser debatido e votado até dezembro
Em outro momento da entrevista no Café Expressão, Wellington Luiz explicou como deve ser o debate, a análise e a tramitação da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial — PDOT — na CLDF. O GDF deve encaminhar o projeto de lei complementar (PLC) já na primeira semana de agosto, quando os parlamentares retomam as atividades do plenário após o recesso de julho. Segundo o presidente da CLDF, os distritais já vinham acompanhando o trabalho realizado pela Seduh-DF para facilitar a análise do PLC. “Vamos fazer nos mesmos moldes que fizemos com o PPCUB, que foi uma matéria que aguardou muitos anos para ser votada, e nós, desta legislatura, nos esforçamos para aprová-la. Tanto é que não tivemos questionamentos. Com o PDOT vai ser do mesmo jeito. As comissões temáticas referentes à matéria poderão fazer suas audiências, ouvir e atender às demandas da população dentro daquilo que for possível e legal, para não descaracterizar a proposta do GDF e não haver questionamentos jurídicos quanto à inconstitucionalidade das nossas intervenções. Nós já temos essa pré-conversa entre nós, distritais, e, na primeira semana de agosto, vamos ajustar tudo para que, em dezembro, possamos votar o PDOT”, pontuou o distrital emedebista.
Izalci insiste com candidatura ao GDF pelo PL
O assunto é antigo, mas o senador Izalci Lucas, do PL-DF, não se cansa de repetir que é candidato ao GDF. Em suas redes sociais, o senador voltou a dar ênfase à sua insistência em querer ser o nome do PL para a disputa ao Buriti no ano que vem. Nos bastidores, dirigentes de outros partidos comentam que estão fugindo das investidas de Izalci como o diabo foge da cruz para tomar um café. Ninguém aguenta mais a ladainha do ex-tucano que agora se apresenta como um bolsonarista raiz, daqueles que sabe até a cor da cueca que o “Mito” usou no último ato na Paulista, de tão próximo que diz ser. Nem mesmo dentro do PL alguém consegue explicar quem foi que disse ao senador que ele terá legenda para pleitear a candidatura ao GDF. Se continuar com esse delírio, Izalci não terá chances no PL. O partido tem sinalizado, já com apoio de Valdemar Costa Neto, que vai estar integrado ao projeto de Celina Leão. O único impasse é quanto à disputa ao Senado. As únicas alternativas para o ex-tucano no PL serão: concorrer a deputado federal ou rezar para que aconteça algo com Michelle e Bia ao mesmo tempo. Fora isso, essa insistência beira a loucura. E ninguém aguenta mais esse mimimi.
Policiais e bombeiros do DF se destacam em competição internacional
Paralelo à Copa do Mundo de Clubes da Fifa, os Estados Unidos estão recebendo outra competição esportiva de peso: World Police and Fire Games, ou Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros. E os policiais civis, PMs e bombeiros militares da nossa capital federal estão fazendo bonito. De acordo com o site oficial do evento, o Brasil está em segundo lugar no ranking de medalhas graças ao desempenho dos atletas das nossas corporações. A Polícia Civil do DF (PCDF), inclusive, está em primeiro lugar no ranking geral por corporações ou agências de segurança. Do total de 632 medalhas brasileiras, 173 são da PCDF. Nem o FBI ou Swat chegaram perto dos policiais civis do DF. O Corpo de Bombeiros Militar do DF ganhou 108. E a PMDF conquistou 106.
Destaque para a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros, que foi prata na prova de atletismo dos 5.000 metros. Outro destaque é o ex-administrador do Riacho Fundo I, tenente-coronel Fernando Siqueira, que conquistou quatro medalhas na natação, sendo uma delas a de ouro nos 50 metros nado borboleta. Os distritais Doutora Jane, do MDB, e Roosevelt, do PL, estiveram por lá para apoiar e acompanhar os atletas de suas corporações. Doutora Jane é delegada aposentada da PCDF e Roosevelt é subtenente veterano do CBMDF. Parabéns aos nossos agentes das forças de segurança pública do DF.
Em julho, enquanto uns descansam, outros já estão em campanha para 2026
O mês de julho em Brasília é sempre marcado pelas férias escolares e também pelo recesso dos parlamentares. A cidade fica vazia. No entanto, temos visto muitos políticos que optaram por ficar no quadradinho já cuidando dos pormenores para o próximo semestre, que antecede o ano eleitoral, que está mais perto do que longe. Nos bastidores, muita gente está se movimentando e firmando acordos e parcerias para as eleições de 2026. Talvez quem tenha optado por descansar, ao retornar perceba que perdeu um espaço aqui, outro ali, uma liderança que não estava satisfeita… e por aí vai. Como escrevi na edição passada, no segundo semestre de um ano pré-eleitoral começam os acordos, as reuniões, os eventos e também as traições. Quem está querendo se candidatar em 2026 é bom ficar atento para não ficar de fora e sem força para o embate eleitoral.
Frase do Fino
“O PT-DF, que resolveu de última hora adotar o discurso de que precisa ter candidatura própria ao GDF no ano que vem, lamentavelmente, não tem um nome para apresentar ao eleitor brasiliense. Nem Lula vai querer subir no palanque. Anote aí”, mensagem enviada por um militante do PT-DF ao Expressão Brasiliense.
Mistério da Semana
Qual é o ‘especialista em soluções de marketing digital’ que está trabalhando para três candidatos ao GDF ao mesmo tempo? O descarado, recentemente, fez palestra para um grupo, está atuando nos bastidores fazendo lobby e captando recursos para o concorrente da mesma corrente política, que ele inclusive já comandou a equipe, e agora diz que odeia. Além disso, o sabichão também faz propaganda em meios de comunicação para um terceiro cliente, esse já da oposição, recebendo recursos da instituição que a figura está à frente para divulgar o nome e planejar sua campanha nas redes sociais. Ou o profissional é muito bom no que faz e está enganando muito bem seus clientes, ou sua queda vai ser meteórica quando não tiver tempo para atender as três candidaturas ao mesmo tempo. Mistééééério…
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense. E apresenta o podcast Café Expressão, pela TV Expressão no YouTube, entrevistando autoridades políticas, parlamentares, dirigentes de entidades representativas, artistas, empresários, profissionais liberais, entre outros. É presidente do Rotary Club de Brasília, no ano rotário 2025-2026. Foi presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – de 2021 a 2024.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.