Wanderley Tavares diz que Republicanos não é um problema para chapa de Celina: “O PL é que quer lançar dois candidatos ao Senado”
Os bastidores da política brasiliense estão pegando fogo. E, em meio a tanto tititi, blá-blá-blá e fofocas, eis que surge a informação de que o Republicanos estaria se preparando para desembarcar da base do governo Ibaneis e lançar candidatura própria ao GDF. A coluna O Fino da Política conversou com o presidente da legenda na capital federal, Wanderley Tavares, e o dirigente esclareceu alguns boatos que andam circulando sobre os rumos do partido. Ao ser questionado se o Republicanos marcharia com o grupo do governador Ibaneis e da vice Celina em 2026, o dirigente respondeu que ainda “está cedo demais para debater alianças” e reiterou que o partido “não vai ser um problema para a composição de chapa”. Wanderley foi direto: “A conversa tem que ser com outro partido. O PL é que quer lançar dois candidatos ao Senado”.
Quanto aos rumores da possível filiação do atual secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, ao Republicanos, o presidente confirmou: “Houve essa conversa lá atrás. Mas isso vai ser definido lá na frente. Não vai ser agora”. Wanderley Tavares também destacou que o partido tem dois nomes bem ranqueados nas pesquisas de intenção de voto: “A Damares e o Fred estão muito bem nas pesquisas. São duas pessoas que têm muita força eleitoral. Agora, são pessoas do nosso partido, que fazem parte do nosso grupo e vão cumprir aquilo que a direção do partido estabelecer. Pode ter certeza disso”.
Indagado sobre os boatos de que estaria em curso uma ruptura entre a legenda e o governo Ibaneis após a exoneração de Leonardo Reisman da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, indicação do deputado Fred Linhares, Wanderley foi categórico: “O partido não tem nada com isso. Lá foi uma negociação direta do Fred com o Ibaneis. Não temos nenhuma ingerência sobre essa articulação. Ele que se acerte por lá”. Diante das declarações do dirigente do Republicanos, tudo indica que a legenda deve compor chapa com a “Leoa”. Mas, como bem disse Wanderley: “Essas definições só vão acontecer no ano que vem”. Então tá bom. Vamos aguardar.
Fred Linhares se enforcou sozinho
A exoneração de Leonardo Reisman, indicado do deputado federal Fred Linhares para comandar a Secti, já vinha sendo anunciada nos bastidores há um bom tempo. Leonardo não deixou a pasta por incompetência, mas por motivação política. E uma das principais é o fato de o deputado ficar o tempo todo plantando uma notinha ali e outra acolá, por meio de assessores mais próximos, de que será candidato ao Buriti em 2026. Dizem que tem até ouvinte do seu programa de rádio que foi orientado a enviar mensagem diariamente gritando: “Fred Linhares governador em 2026”.
Mas não foi só isso que resultou na queda de Leo Reisman da Secti. Fontes da pasta informaram a este colunista que muitos parlamentares estavam tendo dificuldades para ver suas emendas executadas ou até mesmo redirecionadas para projetos de entidades ligadas ao grupo de Fred Linhares. Segundo uma das fontes, há relatos de que o ex e o atual chefe de gabinete do deputado organizavam reuniões dentro da própria Secti para determinar quais projetos seriam contemplados e quais iriam direto para a geladeira, até que houvesse uma “conversinha” com a parte interessada para negociar a destinação de parte do recurso.
Essa insatisfação ecoou no Buriti. Fontes palacianas disseram a este colunista: Fred Linhares se enforcou sozinho. Nos bastidores, quem é da base do governo Ibaneis comenta que o emedebista, quando percebe que está sendo traído, deixa a corda esticar… e depois corta o mal pela raiz. Pois bem: na última quinta-feira (22), Fred Linhares estava todo sorridente no Palácio do Buriti, no mesmo estilo de quando apresenta o telejornal da Record ou participa das ações da emissora pelas cidades do DF e Entorno. No fim da tarde, Ibaneis mostrou quem é que manda e tem o poder da caneta. Na política, os “traíras de burca” são advertidos ou eliminados na hora certa.
União Brasil também quer espaço na chapa majoritária
Diante dos rumores de que o deputado Fred Linhares trocaria o Republicanos pelo União Brasil (UB), este colunista também conversou com Manoel Arruda, dirigente do UB no DF. Manoel descartou a informação de que a ficha de filiação do federal já estaria nas mãos do presidente nacional do partido, Antonio de Rueda. “Não existe isso”, cravou. Porém, o dirigente admitiu que o deputado “é um bom quadro e será bem-vindo. Mas não tem nada de acerto dele vir ou estar ingressando no nosso partido por meio da direção nacional neste momento”. Contudo, Manoel Arruda reiterou que a sigla tem como meta integrar chapas majoritárias nos estados. “Essa é uma determinação da direção nacional que nós vamos cumprir. Aqui no DF não vai ser diferente”. O dirigente, no entanto, não respondeu se há espaço para o União Brasil na chapa da “Leoa”, já que o partido está se unindo em federação com o Progressistas, partido comandado por Celina Leão no DF. Ou seja, a Federação União Progressista já estaria contemplada com a cabeça de chapa. Até 2026, ainda tem muita água pra rolar…
Grupo de assessores abandona Izalci para apoiar a ‘Leoa’
A vida do nobre senador Izalci Lucas (PL-DF) não anda nada fácil. Em meio a tanta confusão nos bastidores, o parlamentar perdeu um grupo de assessores que atuavam em várias frentes. A turma decidiu abandonar o barco e deixar Izalci falando sozinho (como se diz lá em Minas Gerais) com sua candidatura ao Buriti. O grupo foi acolhido pela vice-governadora Celina Leão, que participou de um almoço com os novos integrantes do seu time. A chegada desses colaboradores reforça a equipe da “Leoa”, ainda mais tratando-se de gente competente, que fazia a máquina girar dentro do gabinete do senador. Mesmo fora da base do governo, algumas dessas lideranças têm muito conhecimento do setor público e ajudavam a resolver pepinos do senador nas áreas da saúde, educação, segurança, moradia, entre outras. Agora, Izalci vai sentir falta. A coisa está feia para o ex-tucano, que continua mal visto pelos bolsonaristas, ainda mais com essa “caguetagem” de que Jair Bolsonaro sabia da roubalheira no INSS. Nem mesmo um dos motoristas de Izalci quis ficar para o naufrágio e partiu também com o grupo para o time da “Leoa”.
Aderivaldo Cardoso se despede do Jardim Botânico
E o Jardim Botânico vai ficar sem o competente administrador regional Aderivaldo Cardoso. Policial militar, o capitão vai retornar à corporação para participar do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAOEM), que o habilitará a ser promovido a major nos próximos anos. Sem essa formação, ele não sobe de patente. Aderivaldo aproveitou a solenidade de entrega da duplicação da DF-140, trecho que liga a DF-001 à divisa com Goiás, próximo às regiões do Jardim Botânico e São Sebastião, para anunciar sua saída à população. O gestor agradeceu ao governador Ibaneis, à vice Celina, ao secretário José Humberto, ao deputado Rogério Morro da Cruz (que o indicou para o cargo), ao presidente do PRD, Lucas Kontoyanis (partido ao qual é filiado) e a todos os síndicos de condomínios e lideranças presentes.
Aderivaldo destacou: “Foram 2 anos e 5 meses de dedicação intensa, entregas concretas e compromisso com cada morador desta que é a 5ª maior região do DF. Saio com a alma leve, grato a Deus, à comunidade e a todos que caminharam ao meu lado”. A previsão é que ele permaneça no cargo até o dia 10 de junho. Este colunista deseja sucesso ao futuro major, que também é excelente jornalista e um grande parceiro na luta por um jornalismo sério e comprometido com a verdade. Aderivaldo foi tesoureiro da ABBP no meu primeiro mandato como presidente da entidade, e aqui fica também o meu agradecimento pelo companheirismo e profissionalismo.
Nas ondas do Rádio
A disputa por profissionais de comunicação do rádio entre as emissoras do DF tem se intensificado nestes últimos dias. Com a aproximação das eleições, as grades da maioria delas estão passando por ajustes e mudanças, visando ampliar a audiência com a chegada de novas vozes no mercado. Os convites estão vindo de todos os lados. Já já, este colunista também estará de volta. E a chapa vai esquentar, porque em 2026 a disputa vai ser de gente grande e preparada. Os amadores vão ficar pelo caminho. Estamos em contagem regressiva…
Frase do Fino
“Com um aliado como Izalci, Bolsonaro está mais fo2i2o ainda!”, mensagem de um leitor do Expressão Brasiliense.
Mistério da semana
Qual é o presidente de um partido ‘NOVO’ no Distrito Federal que pode perder o cargo até 2026 caso insista com suas armações nos bastidores? Mistééééério…
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense. Foi presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – de 2021 a 2024. E apresenta o podcast Café Expressão, pela TV Expressão no YouTube, entrevistando autoridades políticas, parlamentares, dirigentes de entidades representativas, artistas, empresários, profissionais liberais, entre outros.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.