Sem citar nomes, Celina diz que “não tem medo” de enfrentar Arruda nas urnas
Durante participação na estreia deste colunista na rádio JK FM 102,7, no programa Fala Aí, na manhã do último sábado (20), a vice-governadora e presidente do Progressistas-DF, Celina Leão, fez um balanço da gestão do governo Ibaneis Rocha, falou sobre ações prioritárias em andamento na saúde, transporte público e outras áreas, respondeu perguntas dos ouvintes e aproveitou para refrescar a memória da população sobre a situação em que a capital do País se encontrava quando o grupo que ela integra assumiu o Palácio do Buriti.
Ao elencar as ações do GDF, Celina destacou que ela e Ibaneis têm sido alvo de ataques e fake news de pessoas que “deixaram até o viaduto cair”, numa menção indireta à administração do ex-governador Rodrigo Rollemberg, considerada a pior da história do DF.
Celina comentou que o choque de gestão realizado por Ibaneis ao longo de seus dois mandatos foi essencial para que o GDF pudesse socorrer milhares de famílias por meio de programas sociais. “Quem nos ataca não tem trabalho para mostrar para a população. O governador Ibaneis mudou a cara dessa cidade e tenho certeza que ele será um excelente senador pelo Distrito Federal”, afirmou.
No entanto, o ponto alto da entrevista foi quando a “Leoa”, ao responder este colunista sobre como seu grupo político está se preparando para as eleições de 2026, quando concorrerá à reeleição, mandou um recado aos possíveis adversários, sem citar nomes.
Celina disse que há muita especulação nos bastidores e que chegaram a questioná-la se ela “não tem medo de fulano voltar”. Apesar de não dizer explicitamente de quem se trata, a declaração pode ser entendida como um recado indireto aos que apostam na volta do ex-governador José Roberto Arruda ao cenário político.
A “Leoa” enfatizou que “não tenho medo de absolutamente nada. Porque nada vence a força do trabalho. Nós temos muito o que mostrar. Tem gente que brinca dizendo que não consegue mais acompanhar nas redes sociais o tanto de coisa que o GDF faz. Tudo o que nós estamos fazendo é com muito esforço, carinho e amor. Eu tenho quatro mandatos por essa cidade e sempre me dediquei a fazer o melhor pela população”.
Celina encerrou sua participação no Fala Aí, que vai ao ar todos os sábados, às 6h da manhã, citando o trabalho de diagnóstico e levantamento de demandas da população do DF que o Progressistas está realizando por meio de comissões temáticas para elaborar o futuro plano de governo a ser apresentado durante a campanha.
Pelo visto, Celina Leão não está brincando em serviço e segue atenta às movimentações de bastidores.
Arrudistas deliram com a volta ao Buriti
A possível volta de José Roberto Arruda à política tem sido comemorada por seus apoiadores. Muitos espalham pelo DF que ele será candidato ao Buriti.
Paralelo à mobilização de seus aliados, Arruda já percorre cidades em campanha silenciosa enquanto aguarda a ajuda do presidente Lula, que terá de sancionar ou vetar trechos do PLP que altera a Lei da Ficha Limpa, medida que pode beneficiar o ex-governador e outros políticos ficha-suja.
Nos bastidores, os arrudistas esbanjam confiança, dizendo que, se concorrer, Arruda vence “com os pés nas costas”. Só esqueceram de combinar com a Justiça. O ex-governador ainda responde a processos pendentes de condenação, o que inviabilizaria sua candidatura mesmo com mudanças na legislação.
Enquanto os aliados falam em governo, Arruda desconversa. Ele tem dito que, se liberado, concorrerá para deputado federal. Mas quem o conhece sabe que não dá para confiar muito em suas palavras. As más línguas dizem que ele age sempre conforme seus interesses.
Por ora, José Roberto Arruda está inelegível, enquanto a “Leoa” e Ibaneis trabalham. Se o grupo arrudista sonha em reviver 2006, quando Arruda traiu Roriz, concorreu contra Maria de Lourdes Abadia e venceu o GDF, é bom “pôr as barbas de molho”. As últimas sondagens apontam que Ibaneis e Celina estão em alta junto ao eleitorado brasiliense.
Vale lembrar que Arruda não disputa uma eleição desde 2006. Uma geração inteira de novos eleitores só conhece sua imagem associada ao escândalo do Mensalão do DEM, revelado pela Operação Caixa de Pandora, que mostrou os maços de dinheiro distribuídos a parlamentares e culminou em sua queda.
PO e PSD estão fechados com a ‘Leoa’ e Ibaneis
Durante o evento de filiações ao PSD-DF, na manhã de sábado (20), o presidente da legenda, Paulo Octávio, sinalizou que o partido vai marchar com Celina Leão para o GDF e apoiará a candidatura de Ibaneis Rocha ao Senado. Atualmente, o PSD conta com dois deputados distritais. A meta para 2026 é aumentar a bancada para três ou quatro cadeiras na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e eleger de um a dois deputados federais.
Paulo Octávio ainda não confirmou se concorrerá a algum cargo eletivo no próximo ano. Há rumores de que ele possa ser o primeiro suplente de Ibaneis ou, em último caso, disputar uma das oito vagas do DF na Câmara dos Deputados.
O evento do PSD serviu também para afastar o ti-ti-ti e boatos nos bastidores de que PO estaria prestes a perder o comando do partido. Questionado pela jornalista Samanta Sallum, do Correio Braziliense, se o partido teria espaço para José Roberto Arruda, PO respondeu que o ex-governador estaria convidado a se filiar apenas para disputar vaga de deputado federal. Nada de GDF. O PSD é hoje um dos partidos que mais cresceram em todo o Brasil nos últimos anos e reforça sua posição como peça-chave nas eleições de 2026.
Ibaneis exalta conquista de Caio Bonfim
A medalha de ouro conquistada pelo brasiliense Caio Bonfim nos 20 km de marcha atlética, no Mundial de Atletismo no Japão, na sexta (19), foi celebrada por Ibaneis Rocha nas redes sociais. Caio, que é beneficiário do Bolsa Atleta DF, foi exaltado pelo governador. “Mais uma vez enche o Distrito Federal e o Brasil de orgulho com sua dedicação, disciplina e amor pelo esporte”, elogiou.
Ibaneis reforçou ainda o compromisso do GDF com as políticas esportivas. “Acreditamos no poder transformador do esporte e seguimos fortalecendo programas que permitem que talentos como Caio brilhem no cenário mundial”, salientou Ibaneis.
Cappelli quer dar rasteira em Leandro Grass e no PT-DF
O pré-candidato ao GDF pelo PSB, Ricardo Cappelli, cria de Rollemberg e de Flávio Dino, resolveu esticar as asinhas. Nos bastidores, Cappelli planeja uma rasteira em Leandro Grass e no PT-DF. Grass, que ingressou neste ano no PT com apoio de Lula e Janja, é tido como nome natural da legenda ao Buriti, mesmo com vozes internas pedindo prévias. A última jogada de Cappelli foi conquistar o apoio do vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, prefeito de Maricá (RJ).
O movimento não agradou os dirigentes petistas da capital. O distrital Chico Vigilante criticou publicamente a articulação. Cappelli tenta repetir a estratégia de Grass em 2022, quando foi enfiado goela abaixo como candidato da Federação. Com baixa popularidade nas pesquisas, Cappelli aposta em negociar diretamente com a cúpula do PT nacional para ser declarado o “candidato de Lula” ao Buriti. Se der certo, será um forasteiro dando ordens aos companheiros de Brasília.
Zé Dirceu abre escritório de advocacia no DF
O ex-ministro José Dirceu, um dos cérebros do PT, reativou seu registro na OAB-SP com inscrição suplementar no DF e abriu um escritório em Brasília. Apesar de instalado em prédio simples, o escritório já fechou contratos com multinacionais interessadas em investir no Brasil. O prestígio de Dirceu segue forte. Recentemente, conseguiu audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representando uma empresa europeia. Mais uma prova de que as velhas práticas da política brasileira seguem firmes.
Frase do Fino
“Ibaneis não vai ser daqueles senadores que manda dinheiro para outros estados como vimos recentemente por aqui”, declarou Celina Leão, no programa Fala Aí.
Mistério da Semana
Quais são os dois parlamentares do DF prestes a ir às vias de fato por causa da polarização ideológica entre esquerda e direita? Um detalhe: não convidem os dois para a mesma mesa. Mistéééério…
*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.