• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Racha na base bolsonarista na disputa pela vaga ao Senado anima Reguffe

Racha na base bolsonarista na disputa pela vaga ao Senado anima Reguffe

Foto: Reprodução/Google Imagens

A notícia de que há uma disputa entre as ministras Flávia Arruda e Damares Alves para integrar a chapa de Ibaneis Rocha como candidata ao Senado deu uma movimentada nos bastidores neste fim de semana. Em meio a toda essa confusão, fontes disseram a coluna O Fino da Política que com o racha na base bolsonarista o senador José Antônio Reguffe, do União Brasil, passou a cogitar a possibilidade de tentar se reeleger e adiar o projeto de concorrer ao GDF para 2026. Quando anunciou seu ingresso no partido, na última quarta (23), Reguffe declarou da tribuna do plenário que ainda não tinha definido qual cargo vai disputar neste ano.

“Para o Reguffe, essa disputa entre elas enfraquece a base bolsonarista e cria o melhor dos cenários para ele tentar se reeleger. Como ele ainda faz mistério sobre qual cargo vai concorrer, não se pode descartar essa hipótese dele entrar nesse embate e conquistar mais oito anos de mandato e se candidatar ao GDF só em 2026, pois vai estar numa posição mais confortável”, destacou uma das fontes.

Republicanos forçam a barra

Já outra fonte revelou a esta coluna que a investida do Republicanos não passa de forçação de barra do presidente da sigla, Wanderley Tavares, que quer indicar seu irmão, o pastor Egmar, para ser vice na chapa de Ibaneis. Segundo a fonte, a pastora Damares está sendo usada por Wanderley para que ele participe da composição da chapa.

Fernando Marques chegou primeiro

Nos bastidores, a quem diga que o empresário milionário, Fernando Marques, dono da União Química e recém-filiado ao Progressistas, já foi indicado para ser o primeiro suplente da vaga ao Senado na chapa de Ibaneis Rocha..

Ibaneis e Bolsonaro cada vez mais próximos

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

A solenidade no Palácio do Planalto na última sexta-feira (25) para celebrar um acordo entre o GDF e a União para resolver a pendência fundiária em Vicente Pires e outras áreas do DF que se arrasta a quase meio século confirmou que o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, do PL, estão mais próximos do que nunca. Ibaneis e Bolsonaro estão construindo uma grande aliança na capital federal que vai dar trabalho para a oposição nas urnas em outubro.

Prudente segue firme e forte no MDB

Foto: Reprodução/Tudo Ok Notícias

O tititi de que o deputado Rafael Prudente estaria trocando o MDB pelo Progressistas não passa de notícia falsa (fake news em inglês). Prudente, que é presidente do MDB no DF, disse para a coluna O Fino da Política que “segue firme e forte no MDB”. Para o emedebista, quem difundiu a falsa informação de sua saída quer desestabilizar a legenda que ele comanda e tentar cooptar pré-candidatos. “O nosso partido segue trabalhando e filiando pré-candidatos todo os dias. O pessoal tem é que trabalhar ao invés de ficar plantando fake news”, rechaçou.

Comando do PSC-DF pode mudar nos próximos dias

A briga pelo comando do PSC no DF deve ganhar novos capítulos nos próximos dias. Fontes afirmaram a esta coluna que o partido não vai ficar sob a batuta do casal Belmonte. A cúpula nacional da legenda mandou avisar que o PSC vai ter uma nova direção na capital do País a tempo de fechar nominata e participar das eleições deste ano.

Militância petista não quer a ‘professorinha’ concorrendo ao Buriti

Foto: Vitor Zaupa/PT-DF

O diretório regional do PT no DF se reuniu ontem (25) para debater a situação eleitoral partido no DF e promoveu uma votação para decidir quem vai representar a legenda na disputa ao GDF. A sindicalista Rosilene Côrrea foi escolhida para ser indicada como pré-candidata do PT ao Buriti. Assim que foi declarada a vitória de Rosilene, a militância petista, por meio de uma das correntes políticas do partido, divulgou nota afirmando que não reconhece a ‘professorinha’ como pré-candidata da sigla. O nome do ex-deputado Geraldo Magela é o preferido pela maioria dos militantes.

Chico mantém apoio a Rosilene

Foto: Divulgação/PT-DF

O distrital petista, Chico Vigilante, conversou com a coluna O Fino da Política e disse que a posição do diretório regional está mantida e que Rosilene Côrrea pode contar com seu apoio para continuar como pré-candidata ao GDF pelo PT. “O pessoal tem que saber perder”, cutucou Chico.

Lula quem vai decidir

Diante de tamanho impasse, petistas mais antigos acreditam que quem vai resolver essa parada será o ex-presidente Lula. Se levar pelo lado do peso político, Magela ganha disparadamente. Se for considerar que o partido precisa apresentar uma nova cara para o eleitor brasiliense, a sindicalista Rosilene desbanca o seu colega de partido facilmente. Lula já sinalizou que quer gente experiente e que tenha poder de mobilização ao seu lado. Nesse quesito, o ex-deputado leva.

Telma diz que Ibaneis cumpre o que promete por ter o “saco roxo”

Foto: Lúcio Bernardo/Ag. Brasília

Um dos assuntos mais comentados no meio político desde a última sexta (25) foi a declaração dada pela administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino. Durante a cerimônia de lançamento de um restaurante comunitário na região, a ex-deputada disse em seu discurso que não trabalhou para Ibaneis Rocha na campanha de 2018, mas que ela tinha que reconhecer que ele tinha palavra e que cumpria o que prometia. “Pelo menos, ele é um homem que tem o saco roxo”, disparou a administradora.

A fala de Telma deixou todos que estavam no palco vermelhos e a gargalhada correu solta entre as autoridades presentes. A primeira-dama e secretaria Mayara Noronha Rocha presenciou a cena. Ibaneis não deixou por menos e ao iniciar seu discurso fez graça com a declaração da ex-deputada.

“Ela trabalhava e puxava um saco dobrado do ex-governador (Rollemberg), mas é porque ela não conhecia, como ela mesmo fala, um homem do saco roxo, ela descobriu aqui”, disse Ibaneis.

Últimos dias para se filiar

Foto: Reprodução/Getty Images

Os próximos dias serão de muita euforia para os presidentes e demais dirigentes de partido. A corrida contra o tempo tem data e hora marcada para acabar para aqueles que querem se filiar a uma legenda e concorrer nas eleições deste ano. Tem gente assinando ficha de mais de um partido e na ‘hora H’ vai ter que dizer que lado está. Vai ter muito pré-candidato ganhando a fama de picareta e oportunista.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Paulo Fernando diz que conta com o apoio do grupo de Ibaneis para se eleger deputado federal

Read Next

PARA ATENDER QUEM MAIS PRECISA | GDF investe mais de R$ 135 milhões em programas sociais