• 17 de agosto de 2025

O FINO DA POLÍTICA | Polícia desmonta time de Izalci

Polícia desmonta time de Izalci

Polícia desmonta time de Izalci
Charge: Desenvolvida por IA

A operação da Polícia Civil do DF, na última quinta-feira (14), que prendeu um assessor do senador Izalci Lucas (PL-DF) em pleno Setor Hoteleiro Norte, área nobre de Brasília a menos de 4 km do Congresso, deixou o parlamentar numa situação muito delicada perante a opinião pública. É verdade que o senador não tem relação direta com a prisão do colaborador, mas o episódio escancara que Izalci não consegue montar um time consistente para as próximas eleições. Sua equipe já vinha sofrendo baixas, e depois dessa bomba, muitos aliados devem abandonar o barco. Vai que aparece outro assessor envolvido em esquemas ilícitos?

O assessor preso já estava sob investigação. Fontes apontam que a Polícia Civil apura se há participação de outros membros do gabinete de Izalci e até se houve tráfico de drogas dentro do Congresso Nacional. A suspeita surgiu porque o ponto de entrega da cocaína era justamente no setor hoteleiro onde circulam parlamentares, prefeitos e assessores. Na casa do colaborador, os agentes encontraram documentos e anotações da contabilidade do esquema criminoso. Agora, a polícia deve identificar quem eram os clientes desse tráfico. O estrago político, no entanto, já está feito.

Com esse escândalo, Izalci terá trabalho dobrado. Se continuar errando a mão nas contratações, escolhendo gente desqualificada, ou até envolvida com crime, dificilmente voltará a circular pelos corredores do Legislativo após fevereiro de 2027. Isso considerando que ainda dispute algum cargo no Legislativo, já que sua anunciada candidatura ao Buriti em 2026 já subiu no telhado há tempos. Para piorar, ainda pairam dúvidas sobre as emendas destinadas à ONG Moriá, alvo de investigação da Polícia Federal. No fim das contas, a equipe de Izalci, que já vinha em processo de desmanche, foi empurrada ainda mais para o fundo do poço com a prisão de um assessor acusado de tráfico. Resta saber se o senador terá fôlego político para se recompor até 2026. Do jeito que vai, corre o risco de sair da vida pública pelas portas dos fundos.

Não convide Cristovam e Rollemberg para a mesma mesa de negociação

Não convide Cristovam e Rollemberg para a mesma mesa de negociação
Foto: Reprodução/Instagram

O encontro entre dirigentes do PSB e do Cidadania do DF, na semana passada, para tratar sobre a futura federação partidária — que deve ser oficializada até abril de 2026 — mostrou que ainda há rusga entre os ex-governadores Cristovam Buarque, hoje no comando do Cidadania, e Rodrigo Rollemberg, que conquistou o mandato de deputado federal pelo PSB recentemente no tapetão.

Numa foto divulgada nas redes sociais, aparecem o pré-candidato de Rollemberg ao GDF, Ricardo Cappelli, Cristovam, Valdir Oliveira (ex-secretário de Rollemberg) e Marcelo Aguiar (eterno assessor de Cristovam).

Nos bastidores, os esquerdistas já sabem que não podem colocar Cristovam e Rollemberg na mesma mesa de negociação. Os dois ficaram de mal desde o tempo em que Rodrigo comandava o Buriti. Cristovam, então senador, queria a Secretaria de Educação de porteira fechada. Rollemberg não cedeu. Resultado: rompimento.

Segundo as más línguas, um não tolera o outro. Quando chegam a se encontrar em locais públicos, fazem apenas uma encenação para a imprensa e depois seguem cada um para o seu lado.

Michelle chama Lula de ‘maldito’, ‘cachaceiro’, ‘pinguço’ e ‘socialista sem vergonha’

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante evento do PL em Natal (RN) no sábado (16), não poupou “elogios” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A presidente nacional do PL chamou o petista de “maldito”, “cachaceiro”, “pinguço” e “socialista sem vergonha”.

Michelle disse ainda que Lula deveria se espelhar no falecido ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica que, segundo ela, “era socialista de dente podre, casa caindo aos pedaços, carro quebrado. Quer ser socialista de iPhone?”.

O discurso inflamado de Michelle deixou aliados empolgados. Muitos acreditam que a ex-primeira-dama está pronta para liderar a direita em todo o Brasil e até encabeçar uma chapa presidencial em 2026.

Analistas e cientistas políticos, no entanto, avaliam que a família Bolsonaro deve decidir somente aos 45 minutos do segundo tempo quem disputará qual cargo. Até lá, a estratégia é seguir desgastando Lula e sua base.

Uma das metas do clã Bolsonaro, além de restabelecer os direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro, é eleger uma quantidade significativa de senadores aliados para avançar no plano de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Por ora, Michelle vem mostrando que está se preparando para o embate eleitoral de 2026, seja para encabeçar um projeto nacional ou disputar uma das duas vagas ao Senado pelo DF. Assista o trecho do discurso de Michelle em Natal.

Ibaneis honra compromisso com bombeiros e Roosevelt comemora concurso

Ibaneis honra compromisso com bombeiros e Roosevelt comemora concurso
Foto: Reprodução/Google Imagens

Após uma espera de nove anos, os bombeiros militares do DF enfim verão a tropa crescer. A promessa do governador Ibaneis Rocha (MDB) com a corporação, em especial com o distrital Roosevelt Vilela (PL), deu um passo importante na semana passada.

A publicação do edital do concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do DF, na sexta-feira (15), mostra que Ibaneis vai honrar o compromisso feito à tropa. Atualmente, a instituição conta com cerca de 6 mil militares. A legislação prevê um efetivo de 9.703. O déficit ultrapassa 3,7 mil.

Com o edital lançado, a expectativa é que as primeiras nomeações ocorram já em 2026. Roosevelt comemorou e agradeceu o feito de Ibaneis nas redes sociais. O distrital também se fortalece politicamente com a realização do concurso, já que atende a uma demanda antiga da categoria e uma de suas promessas de campanha.

Kiko Caputo já aquece os motores para as eleições de 2026

Kiko Caputo já aquece os motores para as eleições de 2026
Foto: Divulgação

O ex-presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, o “Kiko”, comemorou aniversário em grande estilo na semana passada. Advogados de várias regiões do DF se reuniram na Portuguesa de Taguatinga para celebrar com feijoada e cerveja.

O evento, organizado por amigos advogados, serviu também como aquecimento para as eleições de 2026. Kiko vem sendo sondado para disputar no próximo ano e já recebeu convites para concorrer ao GDF, a vice, a suplência de senador ou até a deputado federal ou distrital.

Caputo tem moral no meio político e é um dos líderes mais respeitados da advocacia brasiliense, com forte influência na categoria. Apesar dos convites, ainda não bateu o martelo, mas demonstra interesse em entrar na corrida eleitoral.

O grupo de advogados ao qual Kiko pertence está à frente da OAB-DF, e o mundo jurídico acompanha de perto seus próximos passos. Pelo visto, Caputo já tem um bom número de colegas que simpatizam com sua candidatura.

Frase do Fino

“Vamos deixar de ser hipócritas. São socialistas até esbarrar numa grife. Gosta de grife, mas demoniza quem gera emprego, demoniza os empresários, demoniza o agro, demoniza o homem do campo”, declaração de Michelle Bolsonaro, durante evento do PL em Natal (RN).

Mistério da Semana

Quem é o líder comunitário de uma RA da Zonal 10 que anda apontando erros da atual administração, mas se esquece de que saiu do órgão público onde ocupava cargo de chefia acusado de suprimir materiais da divisão de obras?

O “mal elemento” acha que o povo se esqueceu. Os boatos na cidade dão conta de que o vídeo da figura cometendo o suposto crime vai circular nas redes sociais da cidade nos próximos dias. Mistééééério…

*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

O Maior São João do Cerrado: Nena Queiroga e Paulin Vaqueiro vão agitar a última noite do evento na Esplanada

Read Next

Melhorias habitacionais: programa da Codhab transforma casa de moradora da Cidade Estrutural

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.