• 23 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Petistas de Brasília zombam do governo Lula no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Rock

Petistas de Brasília zombam do governo Lula no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Rock 

Petistas de Brasília zombam do governo Lula no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Rock
Foto: Reprodução/Google Imagens

A icônica música composta por Renato Russo em 1978, Que país é esse?, que foi lançada pela Legião Urbana só em 1987 devido à ditadura militar, ecoou no plenário da Câmara dos Deputados na última sexta-feira (23) em forma de protesto contra a corrupção e a política no Brasil. Quem assistiu a cena, proporcionada pela deputada Érika Kokay, do PT-DF, requerente da sessão solene em homenagem ao Dia do Rock, ficou com a sensação de que ali estavam os roqueiros escrachando com o momento atual da política no país. A canção que é considerada uma crítica aos políticos brasileiros foi inusitadamente executada por apoiadores do governo Lula. Entre os integrantes da banda estavam o deputado distrital Gabriel Magno, do PT, no baixo, e um militante do PT-DF, Rodrigo Pilha, no vocal. A performance dos petistas, que foi inclusive divulgada nas redes sociais, não caiu bem no Planalto. Onde já se viu uma banda composta por petistas tocar uma música tão simbólica como essa para a política no plenário da Câmara e em pleno governo petista. Os deputados da direita adoraram ver os ‘companheiros’ de Brasília zombar de seu líder máximo. Muitos responderam ao questionamento feito pela música. “É a p…. do Brasil do Lula… kkkkkkk”, cornetou um deputado da direita. Nos corredores do Congresso Nacional a zoação tomou de conta. Muitos parlamentares esquerdistas estão p…. da vida com quem teve a brilhante ideia de permitir tamanha loucura dentro do plenário da Câmara dos Deputados. “Isso foi um desrespeito muito grande com o governo Lula e também com o Congresso Nacional”, disse um parlamentar da base governista que pediu para não ser identificado. E como diz a música: nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição. É o Brasil do presidente Lula, companheiros. 

Assista abaixo a performance dos petistas:

Fred Linhares erra a mão e tem que exonerar assessor para não perder espaço no GDF

Fred Linhares erra a mão e tem que exonerar assessor para não perder espaço no GDF
Foto: Reprodução/Google Imagens

Há um ditado na política que diz que um deputado de primeiro mandato não pode errar a mão quando está começando. Na semana que passou, o deputado federal, Fred Linhares, do Republicanos-DF, teve que exonerar o seu chefe de gabinete, Jorge Fernando, por ele estar atrapalhando os trabalhos e os interesses do GDF na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que é composta em sua maioria por apadrinhados da legenda. Na composição política com o governo Ibaneis, Fred e seu partido indicaram aliados para cargos estratégicos dentro da Secti. No caso do parlamentar, quem cuidava dessa parte era o auxiliar Jorge Fernando. Ele que montou a equipe do deputado na estrutura da secretaria. Ocorre que o então chefe de gabinete confundiu as coisas e resolveu se envolver diretamente nas decisões da Secti. Como todos sabiam que Jorge Fernando era braço-direito do deputado e estava lotado em seu gabinete, alguns servidores começaram a estranhar que ele realizasse reuniões dentro do órgão para definir ações da pasta em relação a projetos que supostamente eram de interesse de Fred Linhares e de outros republicanos. Há relatos de servidores, inclusive de carreira, que dizem que têm gravações de uma dessas reuniões em que Jorge Fernando manda e desmanda como se fosse o próprio secretário do GDF. Pelo visto, Fred Linhares tomou as rédeas da coisa ou está se precavendo de uma eventual bomba que possa vir à tona resultado das intervenções de seu agora ex-chefe de gabinete. Como o deputado cogita concorrer ao GDF em 2026, qualquer mancha na sua trajetória pode ser crucial.

Bia Kicis enterra chances de Izalci concorrer a qualquer cargo majoritário em 2026

Bia Kicis enterra chances de Izalci concorrer a qualquer cargo majoritário em 2026
Foto: Divulgação

Com o compromisso de dar uma nova cara ao PL desde que assumiu o comando do partido, a deputada Bia Kicis, vem se movimentando para que a legenda tenha um bom desempenho nas eleições de 2026. Durante a semana que passou, a parlamentar concedeu entrevista para um programa de TV e falou sobre suas pretensões políticas. Bia reafirmou o compromisso da sigla em apoiar Celina Leão, do PP, na corrida ao Buriti, e destacou que o PL tem dois nomes para concorrer ao Senado em 2026, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a própria deputada. A declaração de Bia Kicis enterra as chances do então senador do partido, Izalci Lucas, concorrer à reeleição ou disputar novamente ao GDF, conforme ele anunciou quando ingressou no PL. Diante desse cenário, só resta a Izalci concorrer para deputado federal ou para distrital pelo PL. Na pior das hipóteses, ele pode mudar de partido em busca de realizar o seu sonho de governar a capital do País ou tentar a reeleição. Caso fique no PL, Izalci terá que avaliar todos os cenários para não passar vergonha quando as urnas se abrirem.  

Sérgio Izalci quer sair do PSDB atirando nos caciques

Sérgio Izalci quer sair do PSDB atirando nos caciques
Foto: Divulgação

Além do senador Izalci, quem também está enfrentando fortes turbulências em sua vida política é o filho dele, Sérgio Izalci. O antigo partido do pai, o PSDB, que ficou para ele comandar, anunciou recentemente que Serginho vai ser ejetado da cadeira de presidente. Insatisfeito com a atitude da executiva nacional tucana, Serginho decidiu sair atirando contra os caciques da legenda. Essa perda do PSDB pelo grupo de Izalci foi antecipada por este colunista na edição do dia 17 de março deste ano. Na época, teve assessor do senador dando xilique e dizendo que eu estava errado. Pois bem, a informação que me foi passada por interlocutores do PSDB nacional se confirma. O alto tucanato ainda esperou um tempo para ver se Izalci e sua turma caçavam um novo rumo como se diz lá em Minas Gerais. O senador virou liberal e tentou ficar indiretamente no comando do PSDB no DF por meio do filho, mas, pelo visto, não deu certo. Em breve, o PSDB do DF deverá ter um novo comando. Nos bastidores já é dado como certo que o recém-filiado Sandro Avelar, secretário de Segurança do DF, assuma o posto de Serginho. 

Roriz Neto pode ficar mal na fita com casal Bolsonaro

Roriz Neto pode ficar mal na fita com casal Bolsonaro
Foto: Reprodução/Google Imagens

As eleições municipais nas cidades goianas do Entorno do DF estão pegando fogo. No entanto, é preciso ter conhecimento do que está acontecendo para não meter o bedelho onde não foi chamado. O distrital Joaquim Roriz Neto teve uma conversa com o candidato do PL à prefeitura de Valparaíso de Goiás, o vereador Zé Antônio, mais conhecido como Zéleso, para tratar de um assunto que pode render para o deputado um conflito direto com o casal Bolsonaro. Zéleso pediu ao Rorizinho, como o distrital está sendo chamado nos bastidores, que interceda por ele junto ao ex-presidente Bolsonaro e Michelle, que declararam apoio à ex-secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, do Solidariedade. Zéleso conseguiu entrar para o PL por meio de uma articulação de sua mentora, a deputada federal Lêda Borges, do PSDB-GO, e, por consequência, eles impediram que Yvelônia, que é da casa do casal Bolsonaro, ingressasse na legenda. Sabendo da armação de Zéleso e Lêda Borges, Bolsonaro e Michelle gravaram dois vídeos declarando e pedindo apoio para Maria Yvelônia. É bom o Rorizinho abrir o olho para não ficar mal na fita com o casal Bolsonaro por causa das armações de Zéleso e Lêda Borges.

Movimento ‘Volta Arruda’ ganha força nos bastidores 

Movimento ‘Volta Arruda’ ganha força nos bastidores

Na edição da semana passada, a coluna O Fino da Política analisou uma perspectiva de cenário para as eleições de 2026. Eis que fui surpreendido com a informação de que há um movimento fortíssimo nos bastidores para que o ex-governador José Roberto Arruda volte a concorrer ao Buriti. Arruda pode ser beneficiado com mudanças nas regras eleitorais que estão para ser votadas no Congresso e deixar de ser considerado inelegível. O ex-governador já dá sinais de que pode estar realmente fazendo uma campanha silenciosa, como avaliou o jornalista Toni Duarte, do portal Radar DF. Especula-se até que Arruda já tenha seu vice. O escolhido seria André Kubitschek, neto de JK e filho do empresário e ex-vice de Arruda, Paulo Octávio. Os arrudistas estão apenas aguardando o sinal do ex-governador para cair em campo. A ideia de colocar P.Ozim, como André está se tornando conhecido no meio político, agradou os defensores do movimento ‘Volta Arruda’. Se José Roberto Arruda conseguir se livrar dos processos até 2026, pode esperar que ele vai vim com sangue nos olhos.  

Nas ondas do rádio

Vigão fecha parceria com PO para ajudar a projetar e dar mais visibilidade para André Kubitschek. No próximo mês de setembro, P.Ozim estreia como locutor de um programa de rádio na Atividade FM. O zum-zum-zum nos bastidores é de que o menino precisa melhorar sua performance perante o eleitor e o programa na rádio do Vigão vai ajudá-lo a ganhar mais desenvoltura e ter mais notoriedade, já que as emissoras de rádio do grupo do pai não está bem posicionada no mercado e tem baixa audiência. Como a Atividade FM é uma rádio bem popular, PO pediu ajuda ao amigo Vigão e foi atendido.

Como ainda está inelegível, Vigão decidiu apostar na sua atual esposa, Rayanne, para lançá-la a deputada distrital nas eleições de 2026. Já se fala que Rayanne possa ingressar no PSD de PO, já que ele e Vigão são parceiros no projeto político de P.Ozim. Vigão tem colocado a amada para apresentar seu programa de domingo. Inclusive essa foi uma das razões que ele botou o senador Izalci para correr do seu Domingão do Vigão.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

BEBIDAS FALSIFICADAS | Ação conjunta do GDF, PCDF e Ministério da Agricultura desmantela esquema de venda de produtos adulterados

Read Next

SEM CHUVA HÁ MAIS DE 120 DIAS | Brasília fica encoberta com a fumaça de queimadas de outras regiões