• 14 de setembro de 2025

O FINO DA POLÍTICA: Ibaneis e Celina movimentam o tabuleiro do jogo político para 2026

Ibaneis e Celina movimentam o tabuleiro do jogo político para 2026

Ibaneis e Celina movimentam o tabuleiro do jogo político para 2026
Charge: Desenvolvida por IA

Quando o assunto é eleições de 2026, a dupla Ibaneis Rocha e Celina Leão sinaliza que não “está brincando em serviço”, como costumam dizer os mineiros e goianos. As últimas movimentações do grupo mostram que o governador e sua vice não vão dar margem para que adversários do mesmo campo político os traiam quando chegar a hora de consolidar as alianças, que já estão sendo articuladas desde agora.

As articulações de bastidor estão a todo vapor. Ibaneis e Celina movimentam as peças do tabuleiro político para chegar ao próximo ano sem surpresas. O momento atual é de cobrar lealdade e fidelidade daqueles que se comprometeram em caminhar junto em 2026. Quem ousou desafiá-los ou tentou “botar as asinhas de fora” acabou muito mal. Exemplos não faltam de rebeldes que tiveram de botar o rabinho entre as pernas, como cachorro acuado, para não perder o pouco espaço que tinham. Também há quem tenha pulado fora por se achar maior que tudo e todos — e terminou isolado, falando sozinho e politicamente desmoralizado.

Ibaneis e Celina ainda têm um longo caminho até a hora de “bater o martelo”. Até lá, será preciso atenção e presteza para evitar baixas no time. Hoje, o grupo Ibaneis-Celina, além do MDB e PP, já conta com o apoio de legendas importantes, como União Brasil, Republicanos, Podemos e PSDB. Outros partidos, como PL e PSD, dão sinais de que caminharão com a dupla, mas ainda falta selar o acordo definitivo. Enquanto a futura aliança não se confirma, os boatos e o ti-ti-ti dos bastidores seguem pautando o jogo.

Como já mencionei em edições anteriores, Ibaneis Rocha, o grande articulador do grupo, está deixando a corda esticar. Vale lembrar: em composição política, quem chega primeiro bebe água limpa; quem fica em cima do muro se contenta com as migalhas. Na política, como na vida, a escolha errada custa caro.

Republicanos ganha reforço

Republicanos ganha reforço
Fotos: Reprodução/Google Imagens

Com a queda de Wanderley Tavares do comando do Republicanos no DF, após tentar medir forças com o Buriti, a legenda passa a receber novos filiados por articulação conduzida pelo próprio Ibaneis Rocha.

Na próxima terça (16), o governador vai oferecer um jantar para celebrar o ingresso de aliados da sua base ao Republicanos. Entre eles, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, homem de confiança de Ibaneis e apontado como provável candidato a vice de Celina.

Quem também desembarca no partido é a distrital Doutora Jane, que deixa o MDB com anuência do presidente da sigla, Wellington Luiz. A chegada da delegada aposentada da PCDF fortalece a bancada da legenda na CLDF. Os ex-distritais Bispo Renato (hoje administrador de Taguatinga) e Fernando Fernandes (delegado da 19ª DP, em Ceilândia e Sol Nascente) também engrossam as fileiras republicanas.

Com esse reforço, o Republicanos projeta eleger o vice, três deputados federais e de três a quatro distritais em 2026. Hoje, o partido conta com a senadora Damares Alves, os federais Fred Linhares e Júlio César, e o distrital Martins Machado. Pelo visto, a mudança no comando da sigla promete bons frutos para a legenda ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo.

Pesquisas confirmam derrocada da esquerda brasiliense

Pesquisas confirmam derrocada da esquerda brasiliense
Charge: Desenvolvida por IA

As últimas sondagens dos institutos Paraná Pesquisas e Realtime Bigdata confirmam a derrocada da esquerda no DF. Os pré-candidatos ao GDF e ao Senado desse campo político até agora não empolgaram o eleitorado e dão sinais de que vão continuar estagnados.

Na corrida pelo GDF, Celina Leão desponta como favorita e amplia vantagem sobre os adversários. Se mantiver o ritmo, pode até vencer no primeiro turno. Já na disputa pelo Senado, Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram com folga de 10 pontos sobre o segundo pelotão, formado pelas esquerdistas Leila do Vôlei e Erika Kokay.

Nas duas últimas eleições, a esquerda já havia perdido espaço no DF. E, pelo andar da carruagem, dificilmente conseguirá ampliar sua representatividade em 2026. Nem a volta de Lula ao Planalto foi suficiente para conquistar novos eleitores para os companheiros do petista. As próximas eleições serão um verdadeiro termômetro: ou vai, ou afunda de vez a esquerda brasiliense.

Disputa pelas oito vagas de deputado federal no DF promete ser a mais acirrada da história

Disputa pelas oito vagas de deputado federal no DF promete ser a mais acirrada da história
Charge: Desenvolvida por IA

A briga pelas oito cadeiras do DF na Câmara dos Deputados promete ser histórica. Dos atuais eleitos, devem buscar reeleição Rafael Prudente, Fred Linhares, Júlio César, Alberto Fraga, Reginaldo Veras e até o pior governador da história de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Bia Kicis e Erika Kokay devem tentar o Senado. Bia, porém, ainda aguarda posição de Michelle Bolsonaro. Se o plano não vingar, pode buscar a reeleição.

Novos nomes de peso já se colocaram na disputa: o secretário de Governo José Humberto Pires, recém-filiado ao MDB; o ex-senador Cristovam Buarque; o ex-governador José Roberto Arruda, que ainda depende da canetada de Lula; e o ex-senador Reguffe.

Rumores ainda apontam que os distritais Fábio Félix e Thiago Manzoni podem tentar voos mais altos. Há também especulações sobre o ex-vice-governador Paulo Octávio, que está apenas acompanhando as movimentações, mas que já sinalizou que se fará presente nas urnas.

Com tantos nomes fortes, a disputa será dura. E as famosas dobradinhas com candidatos a distrital terão papel decisivo para garantir votos no dia 4 de outubro.

Frase do Fino

“Ibaneis é um dos políticos mais estratégicos que já conheci”, José Humberto Pires, o Pezão, em entrevista ao Café Expressão.

Mistério da Semana

Qual unidade da CLDF só atende às demandas da esquerda e, na semana passada, viu a casa cair a ponto de rolar demissão? Mistéééério…

*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

Trump pressiona Otan a parar de comprar petróleo da Rússia para sufocar Putin

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.