• 26 de outubro de 2025

O Fino da Política: Direção nacional do PT não quer prévias para escolha do candidato ao GDF

Direção nacional do PT não quer prévias para escolha do candidato ao GDF

Direção nacional do PT não quer prévias para escolha do candidato ao GDF
Foto: Reprodução/Google Imagens

As prévias marcadas para 30 de novembro pelo PT-DF para definir o nome do partido que disputará o governo do Distrito Federal (GDF) em 2026 podem ser canceladas. Nos bastidores, corre a informação de que a direção nacional do PT, mergulhada em crises internas e insatisfações na comunicação, quer impedir a votação entre filiados e oficializar o nome do presidente do Iphan, Leandro Grass, como pré-candidato ao GDF 2026.

Grass, que trocou o PV pelo PT após promessa de ser o escolhido para a disputa, é apontado como o preferido de Lula e Gleisi Hoffmann. Mesmo assim, o diretório do DF cedeu à pressão do ex-deputado federal Geraldo Magela e uns gatos pingados da militância e marcou as prévias, só esqueceu de combinar com a nacional. Agora, o PT-DF terá que contornar a ordem e não se queimar com a base.

A estratégia nacional é simples: garantir que o partido chegue às negociações com nomes fortes e competitivos nas pesquisas. No DF, o PSB insiste em lançar Ricardo Cappelli, queridinho de Flávio Dino e Rodrigo Rollemberg, ao Buriti. Mas o PT quer Leandro Grass, que aparece nas pesquisas com o dobro das intenções de voto do socialista.

Fontes do PT-DF afirmam que o diretório local acompanha de perto o desempenho de Cappelli, que fala alto nas redes, mas não conquista apoios reais. Enquanto isso, Grass, mesmo criticado pelos veteranos, leva vantagem por ser “da casa”. O problema é que o clima interno é de desânimo: o PT-DF se sente abandonado por Lula, sem espaço nem cargos de destaque no governo federal. A esquerda, no DF, segue mais perdida que cego em tiroteio.

Cappelli confirma a fama de forasteiro ao errar parada de ônibus

Cappelli confirma a fama de forasteiro ao perder ônibus
Foto: Reprodução/Instagram

O forasteiro Ricardo Cappelli virou meme na capital federal. Pré-candidato do PSB ao GDF 2026, o presidente da ABDI foi filmado correndo atrás de um ônibus para Planaltina após errar o ponto. Ao lado do ex-administrador de Taguatinga e do Gama, Marlon Costa, Cappelli protagonizou cenas hilárias ao tentar “encontrar a parada certa”.

Nas imagens, o socialista questiona a rota do ônibus e chega a correr entre carros parados no semáforo tentando alcançar o veículo. Tudo registrado e divulgado pela própria equipe. A presepada confirma o que muitos já diziam: além de forasteiro, Cappelli é um gestor desastrado.

Imagina esse cidadão governando Brasília sem saber onde ficam Porto Rico, Sol Nascente, Capão Comprido, Santa Luzia, DVO, Jardim Roriz ou Vila Cauhy. Só cai no conto do forasteiro quem quiser ser enganado. Quem quiser rir (ou chorar), basta assistir abaixo à trapalhada do pré-candidato de Dino e Rollemberg.

Igreja evangélica bate à porta na cara de Arruda

Igreja evangélica bate à porta na cara de Arruda
Foto: Reprodução/Google Imagens

O ex-governador José Roberto Arruda levou um “não” daqueles de entrar para a história. Ao tentar participar da convenção da Assembleia de Deus de Brasília (Adeb) no sábado (25), o ex-governador foi impedido de adentrar o recinto. Bateram-lhe com a porta na cara. Arruda tentou negociar o seu acesso com um dos dirigentes, mas acabou indo embora prometendo “se vingar”.

A rejeição tem motivo: foi durante seu governo que várias entidades religiosas sofreram demolições. A cúpula da Adeb e outras congregações não querem ver Arruda nem pintado de verde. Hoje, a maioria delas já está politicamente fechada com a “Leoa” — apelido da vice-governadora do DF Celina Leão. Pelo visto, nem dentro das igrejas Arruda está conseguindo votos. Além da Adeb, outras congregações já manifestaram que vão apoiar Celina. Veja o vídeo de Arruda sendo expulso do local:

Servidores da Saúde emparedam Jorge Vianna

Servidores da Saúde emparedam Jorge Vianna
Foto: Divulgação

O distrital, Jorge Vianna, do PSD, que se autointitula como o ‘deputado da saúde’ foi emparedado por servidores do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) que penduraram uma faixa na entrada da unidade cobrando o parlamentar por ignorar outras categorias que não sejam da enfermagem.

Nas unidades da rede pública de saúde, as críticas ao parlamentar se multiplicam. Vianna tem focado apenas em pautas da enfermagem e, por isso, ex-eleitores prometem abandoná-lo nas urnas de 2026. A faixa amarela em frente ao HRT foi só um aviso ao “bode velho”, como o distrital passou a ser chamado nos corredores da saúde, que deve ser cobrado por onde aparecer a partir de agora.

Manzoni confirma que vai concorrer a deputado federal

Manzoni confirma que vai concorrer a deputado federal
Foto: Divulgação

O distrital Thiago Manzoni (PL) confirmou a este colunista, em entrevista ao programa Fala Aí na JK FM, que será candidato a deputado federal em 2026. Com mais de 25 mil votos em 2022, o parlamentar é visto como uma das revelações da atual legislatura e deve herdar o eleitorado conservador da deputada Bia Kicis, que deve disputar o Senado.

A candidatura de Manzoni deve mexer com o tabuleiro do PL-DF. Sem Daniel Donizet e com Manzoni subindo de degrau no ano que vem, a legenda pode encolher sua bancada de distrital, hoje com três cadeiras, mas que conquistou quatro em 2022. Nos bastidores da CLDF, quem vai sentir falta do deputado é o petista Chico Vigilante, seu principal adversário em debates inflamados. Manzoni, no embate direto, tem levado vantagem.

Mistério da Semana

Qual é o dirigente partidário do DF que mergulhou na “Operação Coruja” após os últimos acontecimentos da política brasiliense? Quem é? Quem é? Quem é? Mistéééério…

*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade. Apresenta o programa Fala Aí, na JK FM 102,7, aos sábados a partir das 6h da manhã.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

Rotary e GDF unidos no combate à poliomielite neste domingo (26) no Eixão do Lazer

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.