• 26 de junho de 2022

O FINO DA POLÍTICA | Arruda vai peitar a Justiça, entrar na disputa ao GDF e repetir 2014

Arruda vai peitar a Justiça, entrar na disputa ao GDF e repetir 2014

foto do ex-governador Arruda e a deputada Flávia Arruda
Foto: Reprodução/Google Imagens

As movimentações mais recentes do ex-governador José Roberto Arruda, do PL, sinalizam que ele deve se lançar candidato ao GDF nas eleições deste ano. Os advogados de Arruda conseguiram mudar o rumo de dois processos que tramitavam na Justiça comum para a Justiça Eleitoral. O ex-governador depende agora de uma decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, sobre a nova lei de improbidade administrativa para readquirir seus direitos políticos. Enquanto “Xandão” não se manifesta, Arruda já articula sua volta.

No decorrer da semana que passou, a defesa dele fez declarações à imprensa dizendo que ‘Zé Roberto’ já pode se candidatar. Nos bastidores, o tititi é que Arruda vai se lançar, registrar candidatura e fazer campanha na rua esperando uma decisão de “Xandão”. Ou seja, o ex-governador será um candidato sub judice e caso chegue até a urna, seus votos podem não ser computados.

No entanto, estrategistas e observadores da política brasiliense avaliam que Arruda vai até o limite do prazo para registro em definitivo das candidaturas majoritárias e caso não tenha condições de elegibilidade, ele saia de cena em cima hora como em 2014 e indicar a esposa, a deputada Flávia Arruda, também do PL.

Flávia pode ficar de fora

A situação da ex-ministra e deputada Flávia Arruda está para lá de complicada diante das movimentações de seu marido. Declarada como pré-candidata oficial ao Senado da chapa atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, Flávia está entre a cruz e a espada. Se Arruda realmente se lançar, ela terá que romper com o emedebista.

Há rumores de que caso o ex-governador concorra ao GDF, a ex-ministra vai optar em não se candidatar mais e sair de cena. Nos bastidores, Flávia é vista como uma espécie de coringa do marido e se o desfecho na Justiça não permitir que ele chegue até as urnas, especula-se que Arruda vai passar o bastão para ela no último minuto do segundo tempo.

PO é o plano B de Ibaneis para o Senado

Foto do governador Ibaneis cumprimentando o empresário PO
Foto: Reprodução/Google Imagens

Como Flávia Arruda é a pré-candidata de Ibaneis ao Senado, se ela e seu grupo vier a romper com o emedebista, fontes palacianas disseram para a coluna O Fino da Política que o ex-vice-governador e empresário Paulo Octávio, presidente do PSD-DF, vai ser o indicado para compor a chapa governista. PO já anunciou que é pré-candidato ao Senado, porém, como um bom mineiro, tem ficado ‘quietin’ esperando a sua hora. Quem sabe a oportunidade que Paulo Octávio tanto deseja esteja prestes de bater em sua porta.

A burca dos traidores já começa a cair

Em meio ao burburinho de uma possível volta do ex-governador Arruda a uma disputa eleitoral, muitos comissionados, que juravam amores a Ibaneis Rocha, começaram a tirar a burca (vestuário árabe que cobre o corpo, cabelo e rosto) e passaram a circular com o sorriso aberto em órgãos do GDF se declarando arrudista. É bom lembrar que a caneta azul segue nas mãos de Ibaneis e DODF pode trazer novidades e edições extras a qualquer momento, não importa o tamanho da lista.

Acabou a guerra no PT-DF

Foto de petistas durante encontro regional do PT-DF
Foto: Reprodução/instagram

Os petistas decidiram durante o encontro regional realizado, na sexta (3) e sábado (4), os nomes dos candidatos do PT para o Senado, Câmara dos Deputados e CLDF. O ex-deputado Geraldo Magela decidiu renunciar a disputa contra Rosilene Corrêa e a sindicalista foi escolhida para ser a indicada do partido ao Senado na chapa da Federação Esperança Brasil.

Para concorrer a deputado federal ficou definido que vão compor a nominata a deputada Érika Kokay, o ex-governador Agnelo Queiroz, Roberto Policarpo, Vanessa É o Bicho, e Ruth Venceremos.

Já para a CLDF, os escolhidos foram o distrital Chico Vigilante, Ricardo Vale, Gabriel Magno, Cabo Patrício, Garibel, João Dão, Fabiano Trompetista, Cláudio Bessa, Lima do Sindfub, Hellen Frida, Leda Gonçalves, Cristiane Santos, Thelma Melo, Mariana Rosa e Meg Guimarães.

Festa do Divino em Planaltina

Este slideshow necessita de JavaScript.

A tradicional festa do Divino Espírito Santo em Planaltina sempre arrasta uma multidão de gente e a presença de políticos nas festividades, especialmente em ano eleitoral, é certa. Neste ano, o pouso realizado na fazenda Lumiar, de propriedade do ex-distrital Pedro Passos, foi o point da festa.

Passaram pelo pouso da Lumiar, o governador Ibaneis Rocha, a deputada Flávia Arruda e o ex-governador Arruda, os ex-vice-governadores Paulo Octávio e Tadeu Filippelli, a deputada Celina Leão e uma boa leva de pré-candidatos a deputado federal e deputado distrital.

Damares no Pentecostes do padre Moacir

Foto: Reprodução/Google Imagens

Quem também realiza uma grande celebração neste domingo (5) é o padre Moacir Anastácio. A sua festa de Pentecostes vai levar milhares de pessoas ao Taguaparque para a missa de encerramento. Como estamos em ano eleitoral, muitos pré-candidatos devem participar da celebração deste domingo. A ex-ministra do governo Bolsonaro e pastora evangélica, Damares Alves, pré-candidata do Republicanos ao Senado, vai comparecer a missa a convite do seu amigo católico e pré-candidato a deputado federal, Paulo Fernando, que também é republicano. Damares e Paulo militam há muitos anos no movimento pró-vida e estão sempre realizando ações políticas em conjunto. As más línguas disseram a esta coluna que Damares Alves só não pode avistar uma goiabeira durante o evento.

André Kubitscheck assume programa do pai

Foto do banner de divulgação do programa Emprego e Educação
Foto: Reprodução/instagram

O bisneto de JK, André Kubitschek está começando a pegar gosto pela vida pública. André estreou no sábado (4), na rádio JK FM, o programa Emprego & Educação, que já foi comandado por seu pai, Paulo Octávio. O programa promove debates sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo no DF, além de tirar dúvidas dos ouvintes.

CLDF homenageia suas distritais

Foto: Renan Lisboa/CLDF

Na última terça-feira (31), a Câmara Legislativa do DF (DF), sob o comando de seu presidente, deputado Rafael Prudente, do MDB, inaugurou a Galeria das Parlamentares com fotos das 21 deputadas distritais que passaram pela casa desde 1991 até a legislatura atual. A galeria foi instalada no foyer do plenário. Das 21 distritais que estão nos retratos, 14 estiveram na solenidade de inauguração.

Disputa entre Hermeto e Roosevelt sai dos bastidores e vai para a baixaria

foto com os distritais Roosevel Vilela e Hermeto fardados
Foto: Reprodução/Google Imagens

A rivalidade entre os distritais Hermeto, do MDB, e Roosevelt Vilela, do PL, sempre foi de conhecimento público. Na semana que passou, a disputa entre eles ganhou as ruas. Durante um evento numa quadra de esportes da Candangolândia, o administrador da cidade, Pablo Valente, bateu boca com Roosevelt enquanto ele discursava. Um vídeo que viralizou nos grupos de Whatsapp da Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way mostram o gestor do GDF em completo descontrole emocional batendo boca com o distrital.

Depois do episódio, Pablo divulgou um vídeo dando a sua versão da história. A atitude do administrador pegou mal junto ao núcleo duro do GDF que já cogita solicitar a sua troca. O bate-boca entre Vilela e Valente deixou o clima de disputa entre os distritais ainda mais acirrados.

Frases do Fino

“Mau-caráter. Político mau-caráter”, disse Pablo Valente, administrador da Candangolândia, ao distrital Roosevelt Vilela.

“Vamos derrotar nas urnas o fascismo e o retrocesso e reconquistar o desenvolvimento que tínhamos antes do golpe”, publicou Rosilene Corrêa nas redes sociais após ser escolhida como candidata ao Senado pelo PT.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

VACINAÇÃO CONTRA A COVID | Governo federal amplia aplicação da quarta dose para pessoas acima de 50 anos

Read Next

DEPOIS DE 2 ANOS | Fiéis voltam a celebrar a festa de Pentecostes no Taguaparque