• 15 de fevereiro de 2026

Celina Leão começa a sondar nomes para o secretariado do GDF

Celina Leão começa a sondar nomes para o secretariado do GDF

Celina Leão começa a sondar nomes para o secretariado do GDF
Foto: Reprodução/Google Imagens

Com a missão de assumir o comando do GDF a partir da saída do governador Ibaneis Rocha, prevista para 28 de março, a vice-governadora Celina Leão já vem sondando nomes para compor o secretariado do seu futuro governo. Como boa articuladora e estrategista, a “Leoa” não perde tempo.

Segundo fontes palacianas, Celina evita falar abertamente sobre o assunto para não gerar ruídos com o governador e os atuais secretários. Mas, nos corredores do Buriti, o comentário é um só: ela quer montar um time altamente competente e politicamente alinhado para dar sustentação ao seu projeto de reeleição.

Experiente nos bastidores, Celina sabe que a construção de uma aliança sólida é fundamental para enfrentar qualquer adversário, inclusive do próprio campo político, e vencer a eleição. Sondagens recentes indicam que, a depender dos concorrentes, ela pode até liquidar a fatura no primeiro turno.

Paralelamente à disputa eleitoral, a futura governadora terá de mostrar que está pronta para administrar a capital do País. A aposta é dar continuidade às ações do atual governo e apresentar novos projetos capazes de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do DF.

Daí a importância estratégica do secretariado do GDF. Ao manter parte da equipe atual e promover ajustes pontuais, Celina pode garantir estabilidade administrativa e evitar sobressaltos em áreas sensíveis.

Manter a base da máquina pública também significa ganhar tempo para consolidar alianças partidárias e evitar puxadas de tapete de pseudoaliados. A “Leoa” se prepara para a batalha e sinaliza que quer entrar para a história como a primeira governadora eleita do DF.

E quanto aos nomes? Quem são? Fala aí? Mistéééério. Jornalista de verdade preserva as fontes.

Ibaneis Rocha puxa o bloco dos pré-candidatos

Ibaneis Rocha puxa o bloco dos pré-candidatos
Foto: Reprodução/Google Imagens

Dias após confirmar que deixará o comando do GDF para disputar uma vaga no Senado, Ibaneis Rocha surpreendeu ao anunciar que passará o bastão para Celina Leão no dia 28 de março. O governador resolveu puxar o bloco dos pré-candidatos que ocupam cargos na estrutura do governo.

Embora a legislação permita permanência até 5 de abril, Ibaneis decidiu antecipar o movimento. A saída deverá ser acompanhada por secretários, chefes de empresas públicas e administradores regionais que pretendem disputar as eleições.

Entre os nomes já confirmados estão o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, cotado para vice na chapa da “Leoa”, e o secretário de Governo, José Humberto Pires, pré-candidato a deputado federal pelo MDB.

O gesto também serviu para silenciar a oposição, que insistia em espalhar fake news de que o emedebista permaneceria no cargo até o limite legal. Ao antecipar a desincompatibilização, Ibaneis vai se dedicar a cuidar de sua campanha.

Articulações para as nominatas no DF pegam fogo nos bastidores

Articulações para as nominatas no DF pegam fogo nos bastidores
Charge: Desenvolvida por IA

Mesmo com o feriado de Carnaval, as articulações para a formação das nominatas no DF seguem intensas. Dirigentes partidários e pré-candidatos a deputado federal e distrital continuam negociando posições estratégicas nas chapas.

Quem já foi testado nas urnas e possui capital político virou alvo preferencial. Já os estreantes ou aqueles com desempenho fraco nas últimas eleições estão sendo analisados com lupa.

O prazo para filiação ou troca de partido termina em 5 de abril. Para quem detém mandato e pretende mudar de legenda, a janela partidária se abre em 6 de março, período decisivo para redefinir forças nas siglas.

Nos bastidores, há relatos de pré-candidatos fugindo de dirigentes e líderes partidários que simplesmente deixaram de atender antigos postulantes sem densidade eleitoral. A política é pragmática.

A velha prática de “valorizar o passe” para ingressar em determinada legenda voltou com força. Algumas histórias são constrangedoras; outras revelam o amadorismo de quem acha que fazer política se resume a postar ‘fotinhas’ e vídeos pré-editados em aplicativos nas redes sociais e posar de salvador da pátria.

O problema é que muitos desses aspirantes não têm preparo para ocupar cargo público. Ainda assim, partidos seguem abrindo as portas para quem tem recursos financeiros ou nicho eleitoral consolidado. Ideologia? Fica para o discurso.

Mistério da Semana

Qual é o parlamentar do DF que vive dizendo que mora no próprio reduto eleitoral, mas passa as noites e acorda pela manhã em outra região administrativa?

Segundo as más línguas, o espertalhão marca reuniões na antiga residência (hoje ocupada por parentes) para manter a narrativa. Quando precisa deixar a casa junto com as lideranças, a figura surge sempre com a desculpa de que tem um “compromisso fora da cidade”.

Quem é? Quem é? Quem é? Mistéééério…

*José Fernando Vilela é jornalista especializado em marketing político e eleitoral, com ampla experiência em órgãos públicos, entidades representativas e na iniciativa privada. Editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense, atua na cobertura e análise dos bastidores da política nacional e local. É apresentador do podcast Café Expressão e do programa Fala Aí, na JK FM 102,7, aos sábados, a partir das 6h.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Carnaval 2026 no DF tem drones, mais de mil bombeiros e reforço das forças de segurança

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.