• 22 de novembro de 2024

Bia Kicis legisla em causa própria em busca de vaga no STF

Bia Kicis legisla em causa própria em busca de vaga no STF

Foto: Divulgação/Ag. Câmara de Notícias

A polêmica #pecdabengala, que propõe a redução da idade limite de permanência de um ministro do STF de 75 para 70 anos, ainda vai dar o que falar. Parlamentares andam comentando nos corredores que a deputada Bia Kicis, do PSL-DF, que é autora da PEC e presidente da CCJ, será a maior beneficiada caso a proposta seja aprovada. Alguns ‘bolsonaristas de raiz’ garantem que se a PEC vingar, Bia será indicada por Jair Bolsonaro a uma das duas vagas que virão a surgir na Corte Máxima com a mudança.

Tudo calculado

Caso o Congresso aprove a PEC da Bengala e se concretize a abertura de mais duas vagas, a deputada poderia ficar um bom tempo no STF ajudando os bolsonaristas já que ela tem, hoje, 60 anos. Um parlamentar da cúpula do Congresso comentou com este colunista que Bia Kicis fez tudo de caso pensado e calculado. “Ela está querendo é arrumar uma boquinha no STF e ajudar seu grupo político quando já não estiverem mais no poder”, disse.

Lira não deve pautar

Apesar de toda a euforia de bastidor dos bolsonaristas pela aprovação da PEC na CCJ, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já avisou que a proposta não deve ir ao plenário. Dizem que a não votação dessa PEC faz parte de um acordo entre o Congresso e o STF, e que ninguém está disposto a ver uma ministra ‘terrivelmente’ bolsonarista e ideológica na Corte.

Delmasso quer ser Marcos Pereira

Foto: Reprodução/Instagram

O Republicanos é um partido que tem um peso significativo, em âmbito nacional e local, por reunir líderes de congregações evangélicas que podem ajudar a decidir uma eleição. O partido é comandado pelo deputado Marcos Pereira (SP), que é ligado a Igreja Universal do bispo Edir Macedo, mas o distrital Delmasso, que é da Sara Nossa Terra, anda atravessando as negociações relacionadas ao DF para 2022. O dirigente máximo do republicano já selou aliança com o atual governador da capital, Ibaneis Rocha, do MDB, para o próximo ano e não deve saber que o ‘irmão’ Delmasso anda falando pelo partido sem autorização.

Se bandeou para o outro lado

Delmasso tem se tornado um frequentador costumaz da Secretaria de Governo da Presidência, que é comandada pela deputada Flávia Arruda, do PL-DF. Fala-se pelos quatro cantos do DF que Delmasso garantiu a ministra que seu partido está fechado com ela para a disputa ao GDF. Talvez seja por isso que ele sumiu das solenidades e eventos promovidos pelo governo Ibaneis.

Ibaneis diz que seu governo vai ensinar como se regulariza condomínios

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Ao participar da solenidade de assinatura do termo de compromisso de regularização do condomínio Privê I, no Lago Norte, o governador Ibaneis confessou aos moradores que sabia o que eles passavam por não ter o seu imóvel legalizado. Ibaneis Rocha foi morador de condomínio na região do Colorado por muitos anos e revelou que ele próprio chegou a atuar como advogado para tentar viabilizar o processo de regularização.

“(Eles) não faziam nada para nos ajudar. Mas o nosso governo vai ensinar como se faz uma regularização de verdade”, afirmou o governador ao lamentar a atuação dos órgãos envolvidos na época.

Culpa dos últimos três governos

Ibaneis chegou a falar como se ainda fosse morador de condomínio. “Aqui, ninguém invadiu nada. Nós adquirimos terrenos de pessoas que se diziam proprietárias, com a complacência dos governos”, destacou. Ao mencionar que a culpa era dos seus antecessores (assista ao vídeo), o governador chegou a dizer que os responsáveis eram Rollemberg (PSB), Agnelo (PT) e ‘o outro também’, dando a entender que se referia ao ex-governador José Roberto Arruda (PL).

André Clemente no TCDF

Foto: Reprodução/Google Imagens

Considerado como um ‘super secretário’ do GDF, André Clemente, que comanda a Secretaria de Economia vai deixar o cargo nos próximos dias para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do DF na vaga do recém-aposentado Paiva Martins. Ibaneis Rocha confirmou a indicação de Clemente para o tribunal que deve ocorre ainda nesta semana.

Time continua

Diante da esperada saída de André Clemente, o tititi de bastidor sobre quem iria para o lugar dele começou. Só que Ibaneis tratou logo de jogar um balde de água fria nas pretensões de futuros candidatos e revelou que o próprio Clemente iria indicar alguém do seu time nesse primeiro instante. Se vale de consolo, o governador disse que com o tempo pode até escolher um outro nome. Em síntese, quem for assumir o lugar de Clemente vai ter que mostrar serviço.

Candidatura de Rosilene do Sinpro-DF cresce no PT

Foto: Reprodução/Google Imagens

A dirigente do Sinpro-DF, Rosilene Côrrea, começa a ter seu nome aceito entre os petistas. A professora vinha sofrendo resistência por parte de algumas correntes políticas de dentro do PT, mas como o partido quer mostrar que renovou seus quadros, a sindicalista se torna a candidata ideal para representar a mudança.

Magela quer de novo

Sem mandato desde 2014, o ex-deputado Geraldo Magela, que é fundador da legenda no DF, quer concorrer novamente ao GDF e vem se movimentando para que ‘os companheiros’ realizem prévias para os filiados decidirem.

Passou a vez

Magela quer fazer valer o seu histórico político para se tornar o nome do PT ao GDF, mas ‘forças ocultas’ já estão se movimentando para impedir que ‘o companheiro’ prossiga com seu projeto e venha a ser derrotado nas prévias. “A vez dele já passou”, disse um petista de carteirinha a este colunista.

Por mais que o Magela tenha feito muito no passado, o que vale é o momento atual. Como não tem mais poder, não tem jeito, rei morto, rei posto.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Read Previous

É TRICAMPEÃO! | Palmeiras vence o Flamengo na prorrogação e levanta a taça da Libertadores 2021

Read Next

POSTO FIXO DE VACINAÇÃO | GDF vai inaugurar unidade na Rodoviária do Plano Piloto em parceria com o Sesc no dia 10 de dezembro