O Tribunal Superior Eleitoral recebe, entre os dias 13 e 15 de maio, investigadores e pesquisadores que participaram da primeira fase da 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido como Teste Público da Urna. O objetivo é validar se as melhorias sugeridas pelos especialistas foram implementadas de forma eficaz nos sistemas das urnas eletrônicas para as Eleições Gerais de 2026.
A nova etapa, chamada de Teste de Confirmação, será realizada das 10h às 18h, na sede do TSE, em Brasília. Os participantes retornarão ao tribunal para verificar se os aprimoramentos aplicados pela Corte corrigiram eventuais vulnerabilidades apontadas durante a fase inicial dos testes, realizada entre 1º e 5 de dezembro de 2025.
Durante a primeira etapa, nenhum dos investigadores conseguiu comprometer a integridade das urnas eletrônicas ou quebrar o sigilo do voto. Mesmo assim, a Comissão Avaliadora do TSE recomendou a repetição de alguns planos de teste, com foco no aperfeiçoamento contínuo da segurança dos sistemas eleitorais brasileiros.
As validações ocorrem em um momento estratégico para a Justiça Eleitoral, já que os sistemas precisam estar totalmente preparados para as Eleições de 2026, marcadas para os dias 4 e 25 de outubro, datas previstas para o primeiro e o segundo turno do pleito.
O Teste Público da Urna é realizado periodicamente pelo TSE e reúne especialistas em tecnologia da informação, segurança digital e criptografia para identificar possíveis falhas e fortalecer a confiabilidade das urnas eletrônicas utilizadas no país.