• 25 de abril de 2024

VOTAÇÃO NO CONGRESSO | Izalci pede celeridade na tramitação do reajuste salarial de policiais civis, PMs e bombeiros do DF

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) fez uso da tribuna do plenário do Senado Federal, na terça-feira (18), para pedir apoio aos parlamentares para que a votação do PLN 1/2020, de autoria do Poder Executivo, que trata da recomposição salarial dos servidores da área de segurança do Distrito Federal, seja rápida. Os salários dos policiais civis, PMs e bombeiros da capital da República são pagos com recursos federais.

Para garantir o aumento, o parlamentar explicou que é preciso que o relatório do senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) sobre a proposta do governo seja incluído, também com rapidez, na pauta da Comissão Mista do Orçamento (CMO) e depois o projeto precisa ser discutido e, caso haja acordo, ser votado já na próxima sessão conjunta do Congresso Nacional, após o carnaval. Izalci Lucas disse que fará um apelo, nesse sentido, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

“O presidente [da República] chegou a fazer a medida provisória [com o reajuste]; nós fomos ao Palácio assinar a medida, mas a assessoria detectou que na Polícia Militar, naquele momento, não havia orçamento porque houve o remanejamento do governo do Distrito Federal do orçamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o que impediu naquele momento a recomposição. Então, o presidente encaminhou agora esse PLN para exatamente recompor aquilo que era de 2019”, observou.

O senador lembrou que a Polícia Civil do DF, que, tradicionalmente, sempre foi equiparada à Polícia Federal, há quase 12 anos está sem qualquer reajuste salarial. Agora, será possível fazer uma recomposição parcial de 8%. Ele esclareceu que para ser obtida a paridade entre Polícia Civil do DF e Polícia Federal, seria necessário um reajuste de 37%.

(Agência Senado)

Expressão Brasiliense

Read Previous

ATUAÇÃO EM CRESCIMENTO | BRB assina cooperação com Sesc e Senac em Minas

Read Next

VALPARAÍSO | Pábio Mossoró vai entregar retroescavadeiras e equipamentos de infraestrutura na sexta (21)