• 24 de novembro de 2024

“VAI TER TANTA FOFOCA ATÉ A ELEIÇÃO” | Celina Leão afirma que ela e Ibaneis querem manter a aliança com os partidos da base governista em 2026

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, do PP, recebeu, na manhã desta quinta (28), um grupo de profissionais da nova imprensa para um café da manhã na residência oficial da Vice-Governadoria. A leoa fez um balanço das ações realizadas pelo GDF ao longo deste ano e também falou sobre seu futuro político. 

Ao iniciar a entrevista, Celina destacou que assim que assumiu a vice-governadoria, ela se viu diante de um enorme desafio resultado dos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, que culminou no afastamento do governador Ibaneis Rocha, do MDB, do cargo. 

“Teve momentos que chegaram a questionar a minha lealdade ao governador Ibaneis, mas ele sempre soube que poderia e pode contar comigo, principalmente numa situação como aquela”, enfatizou Celina, que ficou no comando do GDF por mais de 60 dias.

Questionada se já estaria se preparando para as próximas eleições, Celina Leão respondeu que ainda estava muito cedo para começar esse debate. 

“Neste momento, nós estamos concentrando esforços em continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população brasiliense e melhorar a infraestrutura das cidades. Esse assunto das eleições, nós vamos tratar lá na frente”, desconversou.

Entretanto, Celina está ciente que seu nome já circula nos bastidores da política brasiliense como candidata favorita ao GDF na próxima disputa eleitoral, ainda mais depois que Ibaneis Rocha declarou que gostaria de vê-la atuando como governadora depois de 2026. 

Ao ser provocada a avaliar as movimentações dos líderes de outros partidos que compõem a base do governo Ibaneis e que almejam lançar candidaturas próprias, Celina pontuou que “vai ter tanta fofoca até a eleição”. 

Contudo, Celina Leão comentou que “é natural que os demais partidos queiram pleitear vagas na chapa majoritária” ou até mesmo ter um candidato da legenda concorrendo ao GDF. Segundo a leoa, o seu partido, o PP, e o partido de Ibaneis Rocha, o MDB, vão continuar juntos e querem manter a aliança com as demais siglas que integram atualmente a base de governo.

“Eu não posso falar pelos outros partidos e sim pelo meu, o PP. E o PP vai estar junto com o governador. O MDB e o PP estarão juntos”, observou Celina.

Movimentações de aliados

Nos bastidores, grupos e políticos que dão sustentação ao governo Ibaneis, tentam a todo custo, de forma silenciosa e sorrateira, diminuir a força da leoa e evitar que ela se fortaleça ainda mais até 2026 no cenário.

Celina disse que ela e o governador querem manter a composição política com os aliados atuais nas próximas eleições.

“Nós queremos chegar em 2026 e manter essa aliança. Agora, se eles apresentarem candidatos para a disputa majoritária é absolutamente natural. O que não pode é misturar a luta da nossa cidade com lutas de política. Eu posso não gostar do partido A, B ou C. Mas, nas lutas pela nossa cidade, eu vou pedir ajuda para o partido A, B ou C. Como a gente fez com o Fundo Constitucional do DF (FCDF)”, lembrou a governadora em exercício.

Outro ponto destacado por Celina Leão é a falta de um posicionamento claro de alguns líderes partidários e até mesmo de alguns políticos. 

“Eu fico chateada quando tem gente que faz parte do nosso governo e fala mal do governo. Se você faz parte da base, você tem que honrar a base que você está. Se não quiser, faz igual eu: entrega todos os cargos”, afirmou lembrando quando era distrital em 2015 e rompeu com o então governador da época, Rodrigo Rollemberg, do PSB. 

Fotos: Renato Alves/Ag. Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

APÓS ANUNCIAR PACOTE DE MEDIDAS | Javier Milei diz que se Congresso recursar proposta ele convocará plebiscito

Read Next

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Máquina supera humanos em jogo clássico