• 31 de março de 2025

UM DOS MAIORES POLÍTICOS DO BRASIL | José Sarney é condecorado com título de cidadão honorário de Brasília

Considerado um dos políticos brasileiros mais respeitados da atualidade, o ex-presidente da República, José Sarney, do MDB, foi condecorado, na terça (25), pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), por iniciativa do deputado distrital emedebista, Wellington Luiz, com o título de Cidadão Honorário de Brasília. 

A homenagem contou com a presença de diversas autoridades, como o governador do DF, Ibaneis Rocha, também do MDB, o presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Manoel de Andrade, o 1º Vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, além de ex-governadores do DF, ex-ministros e outras figuras importantes do Judiciário e do Legislativo.

Primeiro presidente civil após o fim da ditadura militar, José Sarney foi um dos principais responsáveis por conduzir a redemocratização do país em meio a tensão da morte do então presidente eleito Tancredo Neves antes de sua posse. 

Trajetória política

Com uma carreira política iniciada ainda na juventude, José Sarney se destacou como líder estudantil aos 14 anos, quando presidiu o Centro Acadêmico do Liceu Maranhense e participou ativamente de manifestações contra o regime de Getúlio Vargas.

Após se graduar em direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1953, Sarney iniciou a sua trajetória política. Foi deputado federal, senador e governador do Maranhão antes de chegar à presidência da República em 1985.

Foi durante o governo Sarney que o Brasil passou a realizar eleições diretas e promulgou a Constituição Federal de 1988, consolidando a democracia no país. Contudo, seu mandato também foi marcado por desafios econômicos, como os planos Cruzado I e II, Bresser e Verão, que enfrentaram a hiperinflação e a recessão econômica. 

Apesar de todas as intempéries, José Sarney se tornou uma referência para aqueles que atuam na política. Não foi à toa que o plenário da CLDF foi tomado por lideranças de vários segmentos e de políticos das mais variadas correntes ideológicas. Em Brasília, é comum ouvir a frase: “quem não pede a bênção a Sarney não sabe o que é fazer política.”

A homenagem da CLDF ao ex-presidente é mais do que justa e merecida. José Sarney é um dos poucos políticos vivos que acompanhou a concepção da nova capital federal erguida no Planalto Central por Juscelino Kubitschek. 

Cidadão de Brasília

Em seu pronunciamento, José Sarney lembrou da primeira vez que esteve aqui em 1958 e que a partir de dezembro de 1959 constituiu residência por estas bandas e desde então passou a morar em Brasília e em São Luís. 

“Sou uma testemunha privilegiada desta cidade e não me considero honorário, me considero mesmo cidadão de Brasília”, afirmou o ex-presidente. 

Sarney também mencionou momentos políticos importantes da história da política brasileira como a experiência de participar da primeira sessão do Congresso Nacional. Fez reverência a JK, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. 

“No início, três homens continuavam a sonhar. Juscelino [Kubitschek], olhando os dividendos, Lúcio [Costa], o poeta urbanista, imaginando que a cidade faria surgir um novo cidadão e Oscar Niemeyer, o artista escultor das linhas belas e curvas dos monumentos. Lúcio Costa não sabia, mas iria criar um estilo de vida, hoje o estilo de vida de Brasília”, enfatizou.

Guardião da capital federal

O ex-presidente também exaltou a capital do País destacando a importância de protegê-la como patrimônio dos brasileiros. 

“Brasília é um exemplo mundial de qualidade de vida. Resolvemos proteger [Brasília] e em 1987 o decreto da Presidência regulamentou a Lei Orgânica do Distrito Federal e foi a alavanca para que a cidade se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi a primeira cidade contemporânea a ser reconhecida pela Unesco e o Brasil assumiu o compromisso de preservá-la”, pontuou o político maranhense.

De todas as homenagens já feitas pela CLDF, talvez essa seja a mais simbólica para Brasília por agraciar um de seus guardiões. 

José Sarney faz parte da história da política brasileira e agora pode ostentar um título que é mais do que merecido por se tratar de uma pessoa que não mediu esforços para assegurar que o Brasil voltasse a viver numa democracia. 

Com informações da CLDF

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Com salários de até R$ 3,8 mil, DF tem 724 ofertas de emprego nesta quarta (26)

Read Next

POR UNANIMIDADE | Ministros da 1ª Turma do STF aceitam denúncia da PGR contra Bolsonaro e aliados pela tentativa de golpe de estado