• 24 de abril de 2026

STF mantém prisão de ex-presidente do BRB

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter a prisão preventiva do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. O julgamento ocorre no plenário virtual da Segunda Turma e analisa o referendo da decisão monocrática do ministro André Mendonça, relator do caso no âmbito da Operação Compliance Zero.

O placar chegou a 3 a 0 após o ministro Nunes Marques acompanhar o voto do relator. A votação segue aberta até as 23h59 desta sexta-feira. O ministro Dias Toffoli declarou-se suspeito por motivo de foro íntimo e não participou da análise.

Fundamentação do voto

Em seu voto, André Mendonça afirmou que a liberdade de Paulo Henrique Costa representa risco à ordem pública e à instrução criminal. Segundo investigações da Polícia Federal, o ex-gestor teria negociado cerca de R$ 146 milhões em propinas com o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Entenda o caso

Paulo Henrique Costa foi preso sob acusação de acelerar aquisições de carteiras de crédito do Banco Master pelo BRB, mesmo diante de alertas de irregularidades. De acordo com o Ministério Público Federal, os valores ilícitos teriam sido repassados por meio de transações imobiliárias e esquemas de lavagem de dinheiro.

A defesa do ex-presidente do BRB — que recentemente trocou de equipe jurídica, indicando possível negociação de colaboração premiada — nega as acusações e classifica a prisão como “desnecessária e desproporcional”.

Com a decisão do STF, Paulo Henrique Costa permanece detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Foto: Divulgação/BRB


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

DF terá 52 pontos de vacinação contra gripe, sarampo e febre amarela neste sábado (25)

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.